Blog

10 memes que marcaram 2013

memes

Relembre os virais e piadas que tomaram conta da internet durante o ano que passou

O maravilhoso mundo da internet não decepcionou este ano que passou. Os internautas foram agraciados com algumas pérolas inesquecíveis que pipocarem em blogs e redes sociais. Sem contar nos virais do YouTube. Também não vamos nos esquecer dos GIFs. Eles estavam por tada a parte para expressar os mais diversos sentimentos e situações e conquistaram a nossa simpatia. Aqui vai uma lista de memes que contam como foi o 2013 na web:

1. Todo mundo dançou Harlem Shake

O Harlem Shake foi um dos primeiros hits que tomaram conta da web. O vídeo que viralizou era simples: um jovem fantasiado dançando aleatoriamente ao som da música eletrônica embalada pelo dj Baauer. Assim que a música alcançava a batida, após um corte no clipe, mais jovens entravam na dança esquisita. Todos correram para fazer seu próprio Harlem Shake e postar no YouTube. Ao todo, o canal estima que foram feitas 4 mil novas versões para a vídeo.

2. Demissão com estilo

Ainda neste misterioso mundo do YouTube, outro vídeo que fez sucesso foi o resultado de uma demissão inusitada. Como a ex-funcionária trabalhava em uma produtora de vídeos (muitos de virais) achou que seria apropriado gravar seu próprio clipe musical para contar ao chefe que estava saindo da empresa. Mais de 17 milhões de pessoas assistiram ao vídeo.

3. Lembra qual som a raposa faz?

Muitos arriscam colocar o hit What Does The Fox Say? como o grande Gangnam Style de 2013 (aquele clipe com o cantor coreano PSY fazendo graça, sabe?). De fato, a música contagiante do vídeo non-sense produzido pelos humoristas do Ylvis conquistou a rede. Ainda não sabemos ao certo se a raposa diz “wapapapapapaw” ou “dingringdingring”, mas não há como negar que o viral acessado mais de 280 milhões de vezes foi um grande sucesso.

4. Conhecemos o Twerk

Alguns dos memes que tomaram conta dos sites na internet vem direto do mundo offline. No caso, a polêmica apresentação da cantora Miley Cyrus no VMA foi o marco para que a moça se tornasse depois uma das grandes fábricas de virais de celebridades (atrás apenas do ator Nicolas Cage, claro). Sua coreografia maluca em que aparece rebolando de um jeito, digamos, inusitado, se espalhou na fora de montagens e GIFs. Tanto se falou sobre o tal do “twerk” que o dicionário de Oxford decidiu incluir a palavra em sua lista de definições.

miley-cyrus-vma-twerk

 

5. Wrecking Ball

Por falar em Miley Cyrus, seu clipe “Wrecking Ball” também viralizou. O clipe mostra a cantora balançando (e sensualizando) em cima de uma bola de demolição. Para variar, muitos engraçadinhos decidiram gravar suas próprias versões, que ficaram melhores ainda que a original.

wrec

6. Qual a necessidade disso?

Cães e gatos que vão parar na web já carregam grandes chances de se tornarem memes. Um dos mais famosos que circularam entre o internautas brasileiros foi o simpático cachorrinho que estampa a já famosa frase: “Gente, qual a necessidade disso?”. Tudo começou quando a página de humor no Facebook, Site dos Menes, publicou a imagem com a seguinte legenda: “NOVÉZIMO MENE: O CACHORRO DA TURMA DO DEIXA DISSO”. O mene estava relacionado à pessoas que apartam brigas e sempre vêm com o mesmo discurso. Quem não conhece uma dessas?

gente_qualanecessidadedisso

 

7. Os fundos da porta

O Porta dos Fundos não é propriamente o meme, mas esteve nos bastidores de muitos deles. O canal explodiu em 2013 no YouTube alcançando números de views incríveis. O grupo, que conta com o humorista Fábio Porchat, começou como um programa mais cumprido que passava semanalmente na web. Hoje o PF solta esquetes em vídeos curtos que fazem piadas com situações do cotidiano. Deu tão certo que a equipe já lançou produtos em uma loja virtual e esteve entre os canais mais acessado do YouTube.

8. Gato rabugento

Na realidade o Grumpy Cat (Gato rabugento) apareceu pela primeira vez na comunidade online Reddit em 2012. Mas suas caretas se popularizaram mesmo em 2013, acompanhadas de frase prontas. Depois do sucesso do Grumpy Cat, a gatinha que o encarna foi até chamada para fazer comerciais de TV. É tão rabugento que fica fofo…

grump no

 

grump

 

9. Ta serto!

É difícil dizer como começou a expressão que passou a ser usada na rede em situações irônicas. O “Tá serto!” vai além de uma frase com erro ortográfico ridículo e passou a integrar montagens para brincar com outros erros gramaticais ou com situações com as quais as pessoas não concordam. A maior parte delas vem acompanhada da foto de alguém com um “joinha”.

Ta-serto-2

 

10. Doge

Mais uma presença canina no hall dos memes. “Doge” é uma gíria para “dog” que se popularizou após o cão Shiba Inus protagonizar monólogos em um tumblr. A expressão do cãozinho vem sempre acompanhada de seus pensamentos internos retratados em Comic Sans ao redor. Ganhou nossa simpatia.

dog

Comente