Blog

50 anos de Basic

basic ft img

Linguagem de programação criada por dois professores universitários era voltada para iniciantes em programação

Esta quinta-feira (01) é aniversário da linguagem de programação Basic. São 50 anos de existência de uma tecnologia que surgiu para quem não é especialista em computação, e por isso teve grande importância para ajudar a espalhar a programação por aí. A solução revelava de forma didática os conceitos e princípios de algoritmos e armazenamentos de dados e foi bastante utilizada entre 1970 e 1980.

Os professores John Kemeny e Thomas Kurtz, da Universidade de Dartmouth, nos Estados Unidos, foram os criadores da linguagem. A grande missão do Basic era que ela fosse usada apenas por seus alunos. Mas o sucesso da tecnologia entre eles foi tanto, que eles convenceram os professores a lançá-lo comercialmente. Em 1983, após a criação da empresa True Basic, a linguagem foi lançada e está ativa até hoje. A tecnologia evoluiu e possibilitou até métodos de programação estruturada e programação orientada a objetos. 

O próprio Bill Gates começou a programar com o Basic. Com o tempo a linguagem foi perdendo a preferência e outras soluções de programação acabaram tomando espaço no mercado. 

Com informações Olhar Digital

(imagem: reprodução)

(imagem: reprodução)

• Acompanhe as notícias de tecnologia do dia

Inspire-se com galerias de sites

Baixe o material de apoio e coloque os tutoriais da Revista W em prática

Comente