Já faz tempo que a Banda Larga se popularizou no Brasil. Mesmo assim, ainda há brasileiros que só têm acesso à internet através de discadores. Os últimos dados revelados pela CETIC.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação) mostram que 7% dos 24,3 milhões de lares usa internet discada para se conectar.
A região norte é a que mais depende do método, e tem 14% dos domicílios ainda com conexão discada. Em seguida vêm nordeste e centro-oeste, ambas com 13%. No sul apenas 5% dos domicílios dependem de internet discada enquanto no sudeste apenas 4% estão nessa situação.
A classe C é a que mais utiliza a discagem, correspondendo a 8% do total. Depois vêm as classes B (7%), DE (5%) e A (4%).
Por outro lado, os números sobre a internet fixa ou móvel (3G) mostrou uma presença expressiva. O acesso fixo é feito por 38% dos lares brasileiros da região norte, 55% do nordeste, 59% do centro-oeste, 75% do sul e 71% do sudeste. A móvel tem 44%, 25%, 23%, 19% e 18% para essas mesmas regiões, respectivamente. No geral, a pesquisa apontou que 67% dos acessos no País são feito através de banda larga fixa e outros 21%, por 3G.
Via Olhar Digital
• Leia as principais notícias de tecnologia
• Entrevistas sobre tecnologia e empreendedorismo