Blog

7% dos lares brasileiros ainda usam internet discada

net discada

Maior parte dos domicílios que ainda dependem desse método para se conectar está na região norte do País

Já faz tempo que a Banda Larga se popularizou no Brasil. Mesmo assim, ainda há brasileiros que só têm acesso à internet através de discadores. Os últimos dados revelados pela CETIC.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação) mostram que 7% dos 24,3 milhões de lares usa internet discada para se conectar.

A região norte é a que mais depende do método, e tem 14% dos domicílios ainda com conexão discada. Em seguida vêm nordeste e centro-oeste, ambas com 13%. No sul apenas 5% dos domicílios dependem de internet discada enquanto no sudeste apenas 4% estão nessa situação.

A classe C é a que mais utiliza a discagem, correspondendo a 8% do total. Depois vêm as classes B (7%), DE (5%) e A (4%).

Por outro lado, os números sobre a internet fixa ou móvel (3G) mostrou uma presença expressiva. O acesso fixo é feito por 38% dos lares brasileiros da região norte, 55% do nordeste, 59% do centro-oeste, 75% do sul e 71% do sudeste. A móvel tem 44%, 25%, 23%, 19% e 18% para essas mesmas regiões, respectivamente. No geral, a pesquisa apontou que 67% dos acessos no País são feito através de banda larga fixa e outros 21%, por 3G.

Via Olhar Digital

• Leia as principais notícias de tecnologia

• Entrevistas sobre tecnologia e empreendedorismo

• Tendências e memes da web

 

Comente