Empregos

75% das pessoas usam emojis no trabalho

Screenshot_1

Hoje é cada vez mais comum o uso dos chamados “emojis” em nosso cotidiano, seja em conversas informais ou até mesmo em mensagens de trabalho. Vindas dos antigos criptogramas egípcios, essas “carinhas” têm mais de 5 mil anos de história, e ganham cada vez mais importância na comunicação diária. Compostos por caracteres lidos no padrão Modern Unicode (código que permite a um computador representar ou manipular um texto), os “emoctions” nos permitem uma análise detalhada de como as pessoas transmitem sentimentos e intenções em mensagens.

Segundo uma pesquisa encomendada pela Arkadin, empresa de comunicações colaborativas, hoje já existem cerca de 845 emojis ao redor do mundo, tendo cada um sua peculiaridade e sentimento que deve ser representado. De acordo com o estudo, quanto mais expressivo o traço, maior é a intenção de sentimento que se quer representar na mensagem. Este sentimento é uma faísca para um engajamento emocional com a informação recebida, sendo essência da comunicação moderna.

Outros dados importantes contidos na análise são a abrangência e popularidade que estes emojis vêm ganhando nos últimos anos. Segundo a pesquisa, quatro de cada cinco pessoas entre 18 e 65 anos utilizam emoticons em seu cotidiano, seja para mensagens pessoais ou de trabalho. Além disso, 75% das pessoas entrevistadas afirmaram que usam as “carinhas” em mensagens corporativas. Sendo assim, chegamos à conclusão que os emojis não só transmitem sentimento, mas mostram ao receptor como o conteúdo recebido deve ser interpretado.

Para você que ainda não se convenceu que os emojis estão revolucionando a comunicação atual, a pesquisa mostra que estes caracteres são uma espécie de linguagem global, sendo usado e compreendido nas quatro maiores linguagens atuais do mundo (Microsoft, Android, Mac e iOS) e atingindo 6 bilhões de pessoas. Contando com uma base que abrange o globo terrestre inteiro, estes emoticons logo foram incorporados por campanhas publicitárias de grandes marcas, como o McDonald’s, Chevrolet e Itaú, se tornando uma espécie de idioma universal.

Hoje os emojis são uma espécie de linguagem global, tendo algumas peculiaridades de região para região do mundo: o mais usado nas línguas inglesa, portuguesa, espanhola e italiana é o rosto sorriso, enquanto nos falantes de língua francesa os corações são quatro vezes mais populares. Outra curiosidade que chama atenção é a superioridade de uso de símbolos positivos sobre os negativos. Segundo a pesquisa da Arkadin, 70% dos emoticons expressam emoções positivas, enquanto só 15% exprimem emoções negativas.

Então, vale a dica, emojis facilitam o entendimento da mensagem, tornam o dia a dia corporativo mais humano, além de unir equipes de uma maneira divertida e eficaz.

Comente