Empregos

A capacitação da mão-de-obra na era digital

trabalho tec

Tecnologia influenciou o mercado de trabalho e os hábitos de profissionais de diversas áreas

Por Conversion para Revista W*

A crescente onda de digitalização dos mais diversos setores faz com que conhecimentos nessa área se tornem um ponto-chave tanto para os profissionais que ingressam no mercado de trabalho quanto para quem já está estabelecido.

A avalanche tecnológica e a influência da internet exigem dos mais experientes uma renovação e reestudo para entender as atuais configurações do mercado. O impacto foi tanto que obrigou diversos profissionais a voltar a estudar e aprender tudo de novo sobre suas próprias profissões.

Segundo dados divulgados pelo IBGE na pesquisa sobre Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Empresas, 80,8% das empresas usaram o computador para negócios e 76,9% utiliza a internet para essas operações. Os dados consideram o comportamento dentro e fora do ambiente de trabalho e foram coletadas em 2010.

A transformação dos dados e documentos de Tribunais por todo o país, por exemplo, exigiu de diversos escritórios um maior empenho e especialização dos advogados para lidar com os novos procedimentos. O peticionamento agora pode ser feito virtualmente, facilitando a rotina desses profissionais, que não necessitam se deslocar até os fóruns.

O medo anterior de substituição da mão-de-obra pelo maquinário já vem sendo superado pelo surgimento de novas profissões e possibilidades de carreira que despontam com a evolução da internet. Tanto profissionais da área tecnologia da informação que trabalham com o desenvolvimento e aplicação desses fatores quanto os outros setores da área

Até mesmo os recursos da empresa estão catalogados digitalmente, com as etiquetas patrimoniais da maioria das empresas e o registro virtual até mesmo de produtos em mercados é um claro exemplo disso. Além de seguir as diretrizes impostas, essas modificações contribuem também para a praticidade e melhor gerência interna do empreendimento.

Ou seja, a questão é não ficar impassível a todas essas modificações e buscar novos conhecimentos e know how para conseguir competir e se destacar nesse ambiente cada vez mais concorrido.

* A Conversion é especialista em SEO e marketing de conteúdo com foco em resultados.

• Leia as principais notícias de tecnologia

• Entrevistas com os principais especialistas da web

• A opinião sobre os assuntos do momento na internet

Comente