Blog

A fatia do Android

android down ft img

Plataforma do Google ficou com 79% do mercado global em 2013. Mas especialista afirma que é o menor crescimento até então

Não há dúvidas de que 2013 foi um ótimo ano para o Android. O sistema operacional do Google conseguiu avançar ainda mais frente à concorrência no último ano e alcançou a marca de 79% do mercado global de SO de acordo com as últimas estimativas da Strategy Analytics. Isso significa um record de 781,2 milhões de smartphones rodando Android, de um total de 990 milhões.

Apesar do número recorde, a plataforma não é mais a grande potência de antes, com alguma queda evidente nos dados. De acordo com a Strategy Analytics o SO do Google cresceu a sua menor taxa até hoje. Analistas também esperam uma desaceleração para o Android este ano.

“A expectativa é de que o crescimento do Android vá mais devagar em 2014 por conta da saturação no mercado e rivais como Microsoft e Firefox estão prontos para atacar a qualquer sinal de desaceleração para o Android este ano”, disse Neil Mawston, diretor executivo da instituição.

Durante a expansão do mobile a competição entre plataformas ficou claramente mais acirrada ao longo dos anos. No caso do Android, depois de um bom tempo de crescimento era inevitável que as coisas iriam esfriar.

Isso explica os grandes esforços do Google em sua divisão de aparelhos de baixo custo, encabeçada pela Motorola. O Moto G é um grande exemplo deste movimento, além do interesse da empresa em expandir a plataforma para áreas, como carros, e o investimento em robôs (com a compra de empresas do setor).

Segundo o mesmo relatório, a Apple ficou com 16% da fatia no mercado enquanto Windows Phone abocanhou 4% e o restando (Firefox OS, Blackberry OS e outos) fecharam 2013 com 2%.

via TechCrunch

1 Comentário

Comente