Blog

As novidades da Apple

wwdc 2014

Confira os principais anúncios feitos pela empresa durante a WWDC 2014, sua conferência anual para desenvolvedores

A conferência anual para desenvolvedores da Apple, a WWDC 2014, começou ontem trazendo novidades da marca. O evento não tem anúncios tão esperados este ano, embora esteja completando 25 anos. Entre as principais novidades estão uma maior integração entre o iOS e o OS X, uma nova linguagem de programação e mudanças na App Store.

Para o computador

O novo sistema operacional para Mac foi apresentado e seu nome faz uma homenagem a um parque nacional bastante popular na Califórnia. O OS X Yosemite tem integração com os dispositivos móveis da marca, o que permite atender a chamadas recebidas no iPhone pelo Mac, por exemplo. A versão para desenvolvedores já está disponível e a versão definitiva deverá ser lançada na primavera deste ano. A atualização será gratuita.

Na nuvem

Outro produto que marcou presença no evento foi o iCloud Drive, um serviço de armazenamento em nuvem que funciona como o Dropbox e Google Drive. A plataforma é bastante integrada aos sistemas da Apple, já que se transforma em uma pasta de documentos para guardar arquivos.

Mais conexão

Um pacote de funções para a comunicação entre dispositivos da Apple chamado de Continuity conecta aparelhos da marca que estão em uma mesma rede de Wi-Fi. Uma mesma tarefa pode ser iniciada no Mac OS X e retomada no iPad por meio do botão HandOff. Arquivos podem ser transferidos pelo AirDrop e o usuário consegue mandar mensagens do iMessage diretamente do Mac.

No mobile

O iOS 8 não sofreu mudanças visuais mais trouxe algumas funcionalidade novas, inspiradas em outras plataformas como o Android. Há um aplicativo de saúde que mede dados do usuário como glicose, pressão sanguínea, peso, calorias gastas e alerta médicos caso necessário (esta última função disponível apenas nos EUA). Outras novidades incluem um novo centro de notificações, um app de mensagem bem parecido com o WhatsApp, teclado com função Swipe e sugestão de palavras e armazenamento de fotos na nuvem.

Loja de apps

A App Store também entrou na dança. Para comemorar os mais de 75 bilhões de downloads de apps, a empresa anunciou algumas mudanças na loja. Entre as principais está a permissão para desenvolvedores venderem um pacote de apps por um preço mais baixo. Usuários poderão comprar vários aplicativos de uma só vez, no novo modelo.

Códigos

A Apple também anunciou o lançamento de uma nova linguagem de programação. Batizada de Swift, ela deverá ser a substituta do Objective-C (que foi usado para basear a sua criação). A ideia é que a tecnologia seja usada para o desenvolvimento de aplicativos para iOS e OS X.

Sobre o iOS

A Apple também aproveitou a ocasião para revelar alguns números sobre a sua plataforma móvel. De acordo com a empresa, as vendas de dispositivos que rodam o SO já passaram dos 800 milhões de unidades, sendo 500 milhões de iPhones, no mundo todo. O CEO da companhia, Tim Cook, ainda afirmou que a base instalada de Macs está na casa dos 80 milhões, com mais da metade desses equipamentos rodando o Mavericks versão 10.9. 

Via Info

• Leia as principais notícias e tecnologia

• Entrevistas com os principais especialistas do universo de tecnologia

• A opinião de especialistas sobre os assuntos do momento na web

 

 

2 Comentários

Comente