Apps, Software & Hardware

Baterias recarregadas via Wireless

bateria-recarregada-wireles

Tecnologia desenvolvida pela startup uBeam usa ultrassom para dar carga em celulares e deve chegar ao mercado em 2016

A startup uBeam, fundada nos Estados Unidos, desenvolveu uma tecnologia capaz de carregar baterias de celulares e laptops sem o uso de fios. Semelhante à transmissão de dados via wi-fi, o sistema recorre a ondas de ultrassom para efetuar cargas e recargas.

Meredith Peny, fundadora da uBeam, criou o protótipo da tecnologia para uma competição universitária. Basicamente, o procedimento usa um transmissor e um receptor, que deve estar ligado ao equipamento eletrônico. Enquanto o transmissor converte a eletricidade em som e envia o áudio por meio de ultrassom, o receptor capta esse som e converte as ondas em energia elétrica. A maior limitação é a incapacidade de transmitir ondas através de paredes. Por isso, é necessário instalar um transmissor em cada cômodo.

O equipamento deve estar disponível para consumo no final em 2016. A ideia é desenvolver dois tipos de produtos: um para ambientes menores (casas, escritórios e cafés) e outro para espaços mais amplos (aeroportos, estações de trem e estádios).

A carga via wireless pode ser a solução para a baixa capacidade de algumas baterias – já que o uBeam funcionará como um sistema de carregamento em tempo integral. Posteriormente, a tecnologia também pode influenciar no desenvolvimento dos dispositivos, já que poderiam ter baterias menores, por exemplo, caso tivessem a opção de ser alimentados constantemente.

 

Comente