Opinião

Compra rápida

compra rápida

Meios de pagamento de compra com um clique se espalharam pelas lojas virtuais. Saiba como funciona essa solução e para quais casos é indicada

Internautas querem gastar cada vez menos tempos em uma compra na web. Isso fez com que sistemas de cadastro simplificados e soluções de pagamentos mais rápidas fizessem parte dos processos de pedidos de lojas virtuais. Foi assim que muitos e-commerces e consumidores foram atraídos pela compra com um clique. “O comprador vê vantagem. É fácil e desburocratizado”, defende Igor Senra, CEO da Moip, empresa que oferece soluções de meios de pagamento. “Ele só precisa demonstrar sua intenção de compra e pronto. É um modelo mais rápido e prático, e por isso tende a crescer”, comenta.

Apesar de atrativa a compra com um clique tem um ponto que chama atenção: a questão da segurança. É preciso que uma loja esteja muito bem preparada nesse quesito para oferecer essa forma de pagamento. Isso porque para funcionar, a compra com um clique tem acesso a dados importantes do usuário, como o número de cartão de crédito. Garantindo a proteção dessas informações a oferta desse meio de pagamento pode ser vantajosa principalmente porque incentiva a compra: “É um fator de fidelização, já que estimula a compra e recompra”, ressalta Senra. Na recompra, o cliente que já fez um pedido na sua loja pode ser estimulado a comprar novamente, atraído pelo botão da compra com um clique. Basta um clique, afinal.

Mas antes de implantar o método, algumas perguntas importante foram respondidas pelo especialista da Moip:

Qual o perfil de quem compra com um clique?

O perfil é variado. Engana-se quem acha que só quem já é “usuário avançado” tem costume de comprar assim. O cliente que compra pela internet pela primeira vez também utiliza esse meio de pagamento. Tudo é novo para ele e isso o atrai.

Quais são os prós e contras deste meio de pagamento para o lojista?

Os prós são: maior conversão e maior fidelização dos clientes. O que poderia ser considerado contra, mas na verdade é um desafio, é a necessidade de segurança adicional (um certificado de PCI, o Padrão de Segurança de Dados) que é totalmente dispensável quando o lojista opta por uma aplicação de pagamento que oferece a compra por um clique de forma nativa, como o Moip Transparente. Nesse modelo, todo o investimento de segurança já foi feito.

A solução é indicada para qualquer loja virtual?

Sim, mas principalmente para aquelas que têm um grande percentual de recompra de seus clientes.

Ao facilitar o pagamento, você faz com que o e-consumidor “avance uma casa” na direção da finalização do pedido. Por isso investir nesse modelo pode ser vantajoso. “É o futuro” afirma Senra sobre os meios de pagamento rápidos. “Não me surpreenderia se visse esse tipo de transação sair da web e ir para o mundo físico, como já acontece em diversos países, principalmente nos Estados Unidos”.

Sobre: A Moip é uma empresa de soluções de pagamentos para e-commerce. Oferece de ferramentas a análise de risco de transações. 

*Publicado originalmente na edição 167 (de junho) da Revista W. Todos os direitos reservados. 

Comente