Blog

Conheça o Tridiv

TRIDIV ft img

Ferramenta de edição 3D usa HTML e CSS para criar objetos tridimensionais complexos no browser

Poucas ferramentas de edição 3D surpreenderam tanto a comunidade de desenvolvedores quanto o Tridiv. Lançado pelo programador Julian Garnier, o web app oferece uma tela de quatro painéis com uma visão de cada plano, e uma pré-visualização do resultado final. É possível criar objetos em 3D extremamente complexos, como demonstra esse espantoso exemplo. O site ainda mostra outros dois modelos, um iPhone e um NES criados com o app. O Tridiv usa HTML e CSS para funcionar e edições podem ser feitas dentro da ferramenta ou via CodePen.

O editor tem uma ótima performance e permite que você crie objetos a partir de formas prontas ou faça algo mais personalizado. As opções no menu lateral mostram desde propriedades de forma até cores. O projeto pode ser salvo no computador e com a funcionalidade “preview” é possível ter acesso aos códigos e criar URLs para compartilhar as criações.

Garnier contou um pouco sobre como foi o processo de desenvolvimento do Tridiv:  “Eu queria passar os limites do 3D em CSS ainda mais, só para ver até onde poderia ir. Comecei programando no meu tempo livre, mas logo me desanimei por conta do tempo necessário para conseguir objetos complexos em CSS. Mesmo que você saiba programar um cubo em CSS, ainda leva um mínimo de cinco minutos para tê-lo corretamente. Então, programei um app simples de JS para me ajudar a criar cubos definindo suas dimensões, posições e rotação. Levou algumas horas para criar algo utilizável”.

Com certeza criar o Tridiv não deve ter sido uma tarefa simples. Mas agradecemos Garnier por seu esforço em trazer algo tão incrível (e gratuito) para nossos browsers.

Com informações de .net

TRIDIV 2

TRIDIV

 

Comente