Blog

Crie aplicativos de música

Spotify

O aplicativo foi um dos primeiros a sair no setor de música digital e é um dos mais usados nos Estados Unidos. O acervo tem cerca de 20 milhões de faixas, com uma grande variedade de acordos com gravadoras, como Warner Music, Universal Music, EMI, Merlin e The Ordchard. O serviço oferece plano gratuito de acesso sem limites, mas com a presença de anúncios. Os preços para celular e tablet são de US$ 4,99 e US$ 9,99.

Apesar de não ter chegado ao Brasil ainda, o SDK de desenvolvimento da plataforma está disponível on-line e é um dos mais completos e didáticos. O Spotify é baseado em HTML5, CSS e JavaScript, segundo a empresa, para facilitar a criação rápida de apps. Para começar, há a relação de guias de design, integração e referências para os interessados em desenvolver com base no aplicativo. É preciso criar uma conta de desenvolvedor, ler atentamente essas especificações e depois baixar o kit necessário para criar aplicações (há dois tipos, uma para aqueles que usam Mac OS X e Linux, e outro para Windows). Há também a possibilidade de fazer o download do Boilerplate que contém a estrutura básica para o app.

A dica da equipe do Spotify é deixar todas as pastas de arquivos organizadas, principalmente se você possuir mais de uma aplicação baseada na plataforma. Um bom início é se familiarizar com os arquivos index.htmle manifest.json, um JSON que contém propriedades como o nome do seu app, descrição e versão. Como na maioria dos casos em que se desenvolve aplicativos para determinada plataforma, depois de pronta é preciso que a sua aplicação seja submetida a um processo de avaliação da Spotify. Todas as explicações sobre como acontece esse processo podem ser encontradas na página do desenvolvedor, na seção App Approval Process.

logo spotify pro site

Comente