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Descubra como usar o Tumblr para promover seu negócio

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Ao oferecer suporte para diferentes formatos de mídia e ter a dosagem certa de posts, a rede social torna-se uma excelente ferramenta para impulsionar sua marca e seu projeto digital

O Tumblr é uma rede social já velhinha no pedaço – está desde 2007 on-line – e uma das únicas que engloba vários tipos de formatos, como textos, fotos, vídeos, GIFs, áudios, links e citações. Por agrupar tantos meios em uma interface totalmente personalizável, a rede acabou caindo nas graças dos mais jovens. Cerca de 40% dos seus usuários possui idade entre 16 e 24 anos. Os dados divulgados pela consultoria especializada em audiência na internet Global Web Index revelam que a rede apenas perde a preferência para o Instagram, que possui 38%.

“O Tumblr é um publicador de conteúdos com infinitas possibilidades de uso. Ele pode ser utilizado como campanhas de marketing, ter a função de blog, servir para integração com outras redes – tornando-o apenas um divulgador de conteúdo – ou sendo o site oficial de uma marca”, explica o relações públicas da Agência Cool, Frederico Furtado. A empresa utiliza a rede social há mais de um ano para registrar seu dia a dia e conta com clientes como a rede de cinemas mexicana Cinépolis e a cervejaria Karavelle.

Apesar das muitas características (tanto de formato como de funcionalidades), a plataforma teve um boom no Brasil e depois murchou. Ainda existem sobreviventes que fazem sucesso, mas são poucos os exemplos. Um deles é o Como Eu Me Sinto Quando…, que traz GIFs com reações engraçadas para situações cotidianas. A questão é que, fora do País, o Tumblr continua bombando. Inclusive celebridades como Taylor Swift possuem um perfil.

Pensando em como você pode tirar o melhor proveito do Tumblr e ficar famoso na rede, a Revista W conversou com especialistas em mídias sociais e usuários assíduos para descobrir o que emplaca e de que forma é possível ganhar vários seguidores e fazer sucesso.

O jeito certo
O primeiro fato que você precisa entender sobre o Tumblr é o tipo de conteúdo que vinga nessa plataforma. Para simplificar, tenha em mente que seus posts devem ser mais aprofundados do que em um Twitter e mais rasos do que em um blog. “O Tumblr encontra-se no intervalo entre estas duas redes”, explica o especialista em mídias sociais, Felipe Iacocca. “A vantagem é que ele não obriga o usuário a ser tão superficial ou complexo em sua publicação. A plataforma preenche este meio-termo”.

Após saber como publicar, é importante entender para quem e como falar. Então, defina qual é seu nicho e com quem vai conversar (tenha a consciência de que assuntos muito específicos não dão tanta audiência como os mais populares). Depois crie um padrão de postagens, por exemplo, uma publicação e formato diferente por dia. “Não se esqueça de manter a qualidade nos posts e ter uma boa frequência”, diz Iacocca. “Como o Tumblr preza pelo imediatismo, é importante ter conteúdo fresco”.

Com as partes técnicas definidas, está na hora de partir para a prática. Escolha um tema para a interface que tenha sua a cara e gere conteúdo autoral. Embora a plataforma seja conhecida pelo botão Reblogar (que replica o post de outra pessoa em seu perfil, como se fosse o Compartilhar do Facebook), o que impulsiona e faz com seu Tumblr se torne conhecido é a produção própria.

“Nosso conteúdo é sempre autoral. Algumas vezes os textos são feitos pela nossa equipe de redes sociais e outras adaptamos as reportagens produzidas pela Agência Senado para uma linguagem mais jovem”, conta a editora de mídias sociais da Agência Senado, Silvia Gomide Gurgel. O perfil do Senado Federal tenta publicar pelo menos uma vez por semana e possui cinco mil seguidores – um número bem pequeno se comparado com o Facebook e suas 300 mil curtidas.

Falando em seguidores, talvez esse seja o maior motivo de a rede não ir para frente no Brasil. Segundo Iacocca, quanto mais usuários usam uma mídia, mais as pessoas querem fazer parte. Enquanto o Facebook cresce de forma escalável no País, o Tumblr estagnou. Mas, pelo mundo a fora, a plataforma se torna cada vez forte, até porque as celebridades e empresas mais badaladas do momento marcam presença.

Brasil x Mundo
Se é possível encontrar no Tumblr famosos internacionais como Joseph Gordon-Levitt, Lorde e a vocalista do Paramore, Hayley Williams, no Brasil são poucas as celebridades que usam a plataforma. Um dos poucos que apostam na rede, e que possui perfil há cinco anos, é o ex-Colírio Capricho, Federico Devito. “Utilizo como desabafo. Tudo que coloco são reposts de outros usuários ou textos de criação própria”, conta.

Devito possui 85 mil seguidores, mas sua rede com o maior número de fãs é o Twitter, com 666 mil. Novamente aparece o problema de audiência. “Um dos motivos para isso ocorrer é que o papel que o Tumblr faz em diversos países é o mesmo que o de uma página do Facebook no Brasil”, diz Iacocca. Ou seja, o Tumblr ainda não conseguiu substituir as mídias sociais mais usadas no País, como fez a rede de Mark Zuckerberg com o Orkut.

“Outro motivo para o Tumblr não fazer tanto sucesso no Brasil é, por exemplo, a velocidade e ritmo para a popularização da internet e, consequentemente, a alta tecnologia em comparação aos Estados Unidos, Europa e Japão”, afirma o sócio e diretor de criação da Agência Enken, João Ferraz, que trabalha há três anos com a plataforma e possui clientes como Gafisa, Panco e Yamaha. “Estamos no caminho para encurtar essa diferença, mas é um processo lento por conta da educação de massa que não inclui a tecnologia como algo prioritário nas aulas. Ainda vivemos em um ensino da época da revolução industrial no qual nada é estimulado”.

Futuro
Apesar de o cenário brasileiro não parecer favorável, informações oficiais do Yahoo – proprietário do Tumblr – fornecidas para a Revista W mostram o contrário. A plataforma registrou um crescimento de audiência de 420 milhões de usuários no terceiro trimestre de 2014 para 460 milhões no quarto trimestre. Vale ressaltar também que a rede ultrapassou o Instagram como a mídia social que cresceu mais rápido durante o período.

No futuro, o Yahoo promete investir cada vez mais em sua versão mobile. De acordo com a companhia, o aplicativo foi redesenhado para tornar a publicação em celulares e tablets mais fácil e mais bonita. As mudanças e melhorias na ferramenta não apenas fazem com que os usuários usem mais a plataforma, mas também atrai novas pessoas.

Além do app, o Yahoo está apostando em vídeo, publicidade nativa e mídia social, pois, segundo eles, essas são as áreas de publicidade digital que mais crescem e o Tumblr é uma parte integral nessa estratégia. “Queremos aumentar significantemente o número de usuários e fazer com que os fãs do Tumblr interajam com a rede pelo menos em algum momento do dia”, afirma o departamento de comunicação do Yahoo no Brasil. A empresa não possui um porta-voz que fale especificamente sobre a rede social no País.

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