Opinião

Etapa 2: Os desafios na busca corporativa

06

O cenário e as necessidades do Google Search Appliance no ambiente brasileiro

Imagine esta situação: sua empresa tem certa quantidade de informações armazenadas em diversos sistemas. Porém, em cinco anos, o volume de informações aumenta em seis vezes. Até que chega o momento em que o colaborador precisa de um documento arquivado há anos atrás e ninguém lembra onde está.

É um exemplo do que acontece atualmente no ambiente corporativo mundial. De acordo com dados da Forrester Research, o volume de dados cresce 61% ao ano nas companhias. Assim, é cada vez mais necessário o uso de buscadores inteligentes e profissionais, como o Google Search Appliance, para dar conta dessa quantidade.

Just Digital 3

Atualmente, ainda são poucos os empresários brasileiros que investem nessas soluções. Esse é o tema da segunda etapa da webserie sobre o GSA produzido pela Just Digital, primeira empresa responsável pela integração do produto no país.

Algumas barreiras ainda precisam ser ultrapassadas na hora de inserir o conceito do buscador corporativo entre as organizações brasileiras. (veja no infográfico abaixo um resumo). O primeiro desafio é a falta de cultura. Antes mesmo da implementação do projeto, há por parte do gestor uma dificuldade em medir o quanto de produtividade é perdida em buscas sem ferramentas apropriadas. Como não consegue calcular financeiramente, muitos não enxergam os benefícios.

É o mesmo caso de uma torneira com vazamento. Aquela gota não vai incomodar tanto. Mas quando a conta chega alta, você começa a se preocupar”, resume Marcos Farias, diretor da Just Digital e responsável pela área.

Os números do tempo perdido na empresa aparecem cedo ou tarde (veja na imagem acima, com dados do IDC e AIM). Companhias altamente eficientes não podem conceber buscas ineficazes quando poderiam encontrar o que precisam em segundos.

Quebrada essa barreira inicial, o GSA ainda encontra outros obstáculos no caminho. Entre eles, a falta de envolvimento e acompanhamento da própria instituição. Poucas aproveitam todas as funcionalidades e benefícios que ele disponibiliza.

O que acontece, em muitos casos, é que após a resolução da principal dificuldade enfrentada, não há a integração do produto com outros sistemas. Fruto deste mesmo descuido, as corporações também deixam de atualizar o GSA com novas versões disponibilizadas pelos engenheiros do Google e perdem a chance de utilizar as últimas novidades.

Eles deixam de evoluir: colocam o GSA, resolvem aquela dor principal e focam em outras áreas. Assim, o potencial fica aquém do possível e a empresa não utiliza o sistema em sua plenitude”, indica Farias.

Just Digital 2

O “Custo-Brasil”

Uma dificuldade inerente à vontade dos clientes e da própria Just Digital é o que ficou conhecido como “Custo Brasil”. O termo, cunhado pelos próprios empresários e economistas do país, é uma medida hipotética de todos os gastos referentes à realização de um determinado serviço e/ou produto.

O Google Search Appliance é importado dos EUA e recebe todos os impostos que incidem em cada etapa, o que encarece o preço final.

A alternativa é mostrar um planejamento a longo prazo, onde a melhora da produtividade de todos os colaboradores, compensa o valor investido na solução”, afirma o diretor.

A próxima etapa da webserie sobre o GSA e realizado pela Just Digital vai abordar todos os benefícios da solução.

O líder é o telefone!

Mesmo com uma evolução tecnológica constante nos últimos anos, o principal concorrente do GSA no ambiente corporativo ainda é um aparelho inventado no século 19: o telefone.

Isso porque a falta de cultura de um buscador profissional dentro das empresas ainda faz com que o método mais rápido para o colaborador seja ligar para o colega e perguntar se ele sabe onde está o dado que procura. Mas isso só acontece após perder um tempo precioso atrás dessa informação e, nos piores casos (quando não a encontra), acaba criando informações duplicadas e desencontradas dentro da companhia.

Sugestão de vídeo: Um overview sobre o GSA e como ele atende as necessidades de cada empresa!

https://www.youtube.com/watch?v=7NrO4Llyr0Y

• Leia as principais notícias de tecnologia

• Entrevistas com os principais especialistas da web

• A opinião sobre os assuntos do momento na internet

Comente