Entrevistas

Flat ou realismo?

Screenshot_3

Como a agência inTacto transformou uma tendência de design no www.flatvsrealism.com, um site animado com roteiro e game

Revista W: Como surgiu o flat vs realism?

Alejandro Lazos: Toda vez que um ano termina nós criamos uma “saudação” da agência, para demonstrar criatividade em uma peça autopromocional. Geralmente, para cada saudação que criamos, usamos temas proeminentes do mundo digital, e no caso, vimos que em julho de 2013 houve um grande debate quando a Apple finalmente mudou o design do iOS 7 e usou muito de flat design, o que o Windows 8 já tinha adotado algum tempo antes. Isso refletiu em vários blogs de design tanto com apoiadores quanto abominadores desse novo estilo, que rapidamente se estabilizou como uma nova tendência para o design digital. Isso nos deu uma ideia de luta entre os dois grupos de designers. Os games em HTML5 também estavam ganhando muita atenção e queríamos demonstrar nossas capacidades na área. Por isso, surgiu a ideia de recriar o formato do “Street Fighter” para retratar esta briga. Mas sentimos que o game sozinho não bastava. Então criamos uma história que metaforicamente narrava o que sentimos que estava acontecendo no mundo do design. No fim, incluímos um video com uma saudação na nossa equipe.

W: Que tipos de tecnologias você usaram?

AL: Usamos principalmente HTML5, CSS, jQuery, JavaScript e para o game usamos Construct 2. Para os personagens, transformamos desenhos no Photoshop usando a ferramenta Puppet Warp, e depois os animamos frame por frame. Para o cenário, recriamos o movimento no After Effects usando a função 3D Camera, que depois foram replicados usando CSS.Para comprimir as imagens usamos um compressor de PNGs 24-bit (fora do Photoshop), o que reduziu o número de cores mantendo a transparência das bordas.

W: O site usa uma abordagem de storytelling brilhante e divertida. Como a equipe pensou nessa parte?

AL: Primeiro nos concentramos no game de luta, que era o tema principal. Depois, nos perguntamos qual seria a história a tomar o lugar dentro desses dois grupos de design e finalmente nos concentramos em como poderíamos contar tudo de uma forma interessante e metafórica. Associamos o realismo e o aumento do flat design no mundo com o que aconteceu com impérios e reinos durante a História. Para uma dessas cenas nos inspiramos em uma pintura famosa de Eugene Delacroix, “A Liberdade Guiando o Povo”.

W: Qual você escolheria, flat ou realismo?

AL: O estilo de design deveria responder aos objetivos de cada projeto. Na inTacto, agora estamos trabalhando o redesign de nosso site e provavelmente teremos algo mais alinhado ao flat, baseado em uma comunicação mais fácil e adequada ao lado responsivo para o mobile. Mas isso não quer dizer que vamos adotar o estilo para tudo. Também criamos games para mobile e Facebook que estão muito mais no lado do realismo. Em cada caso, o design deve responder a uma comunicação objetiva e não simplesmente a uma tendência, que ninguém sabe até quando dura.

A entrevista saiu na Revista W 164 (Todos os direitos reservados). Qualquer reprodução deve citar a fonte.

Confira mais entrevistas da Revista W

Comente