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Galeria de lojas: de roupas a óculos

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Inspire-se com experiências profissionais de e-commerce na web

Macaco Velho
Como um exemplo dos e-commerces que nasceram durante a “infância” da web, a Zappos é um belo caso de como aprimorar a experiência de compra e criar um negócio digital duradouro. A loja de sapatos e roupas existe desde 1999 e precisou reinventar para se tornar um dos maiores no setor de comércio eletrônico mundial, com um faturamento anual de US$ 1 bilhão. É conhecida principalmente pelo seu sistema de atendimento ao cliente, já que conta com uma equipe de cerca de 600 funcionários dedicados a resolver problemas de SAC, custe o que custar.

O site em si não tem segredos. O design tem estilo dos portais americanos já conhecidos. Segue o padrão com menus divididos em categorias e uma porção de vitrines virtuais com produtos em exibição em um fundo quase sempre branco. A Zappos não tem um site responsivo, mas por um bom motivo. A marca preferiu um aplicativo de compras e sempre que o usuário acessa o endereço da loja em seu dispositivo móvel é direcionado ao link de download gratuito do app.

A vantagem em entregar uma experiência de compra tão específica no mobile é a garantia das vendas em uma das plataformas que mais cresce hoje em dia. Com o m-commerce em evidência, a Zappos tratou de investir em um canal do tipo.

 

Uma nova visão
A Lema 21 traz inovações e desafios em muitos sentidos. Não é fácil ser um e-commerce de óculos. O acessório é do tipo que pede muita experimentação na frente do espelho, o que coloca a internet como um ambiente difícil de venda, certo? Não necessariamente. A loja virtual criou um sistema inteligente para facilitar a vida de seus míopes clientes.

Funciona assim: o usuário cadastrado escolhe quatro modelos de óculos que chegam em um prazo combinado em sua casa. Após experimentar os modelos no conforto do lar, é só avisar qual foi o escolhido e pagar por ele. O resto, inclusive a troca das lentes com base na receita do médico, é por conta da Lema. Além do modelo de negócio diferente, o e-commerce optou pelo preço único. Os produtos, de marca própria, tem preço fixo de R$ 267 (armação e lentes).

Em termos tecnológicos o site também não decepciona. Uma ferramenta de espelho virtual dá ao visitante uma ideia de como tal óculos fica em seu rosto. Basta ligar a web cam ou fazer o upload de uma foto do computador ou do Facebook. As dúvidas podem ser tiradas por meio de atendimento via chat online. Fica o exemplo de como é possível, sim, vender absolutamente de tudo na web.

*Publicado originalmente na edição 166 (de maio) da Revista W. Todos os direitos reservados.

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