Blog

Leitura dinâmica

spritz

Aplicativo criado por startup americana permite que usuários leiam um livro de 300 páginas em apenas 90 minutos

Quanto tempo você levaria para ler um livro de 300 páginas? Bom, a duração da leitura deve variar de pessoa para pessoa. Mas, um aplicativo criado pela startup americana Spritz permite que o leitor complete a tarefa em apenas 90 minutos. A empresa, que fica em Boston, nos Estados Unidos, desenvolveu uma tecnologia de “text streaming”, que mostra até 600 palavras por minuto em smartphones ou smartwatches (como o Galaxy Gear, da Samsung). A média da leitura tradicional é de 220 palavras por minuto.

É possível escolher a velocidade em que aparecem as palavras, que vai de 250, 300 ou 600. A Spritz levou três anos para desenvolver e testar o sistema, que além de poder ser usado em dispositivos móveis também pode ser incorporado a sites. O aplicativo se foca na redução do movimento dos olhos para ler linhas inteiras, como em uma leitura comum. Ele exibe as palavras em um mesmo local e frame, o que dá um descanso para os olhos e otimiza o trabalho para o usuário.

De acordo com os desenvolvedores da tecnologia, cada palavra é tratada como um “ponto de reconhecimento ideal”. O Spritz foca em uma letra de cada vez par manter a atenção do leitor. O sistema parece uma evolução de um estudo que começou nos anos 1970, os de RSVP (Rapid Serial Visual Presentation), uma espécie de leitura dinâmica. O site oficial da startup dá uma demonstração de como a tecnologia funciona, em cinco idiomas.

A novidade é voltada principalmente para empresas de educação ou de e-books e desenvolvedores que tenham interesse em incorporar a tecnologia em seus aplicativos. Interessados na ferramenta podem entrar em contato para saber como ter acesso o Spritz.

Com informações Tech Crunch e Springwise

spritz

 

• Confira mais notícias!

 

Comente