E-commerce

Mais de 70% dos clientes compram eletro pela internet

washing-machine-380833_1280

Lojas Americanas, Casas Bahia e Magazine Luiza são as líderes em Força da Marca; Lojas Cem, Lojas Havan, Eletro Shopping e Walmart lideram em Valor Percebido

Comprar produtos eletrônicos e de linha branca pela internet é uma realidade que aumenta ano a ano. De acordo com o novo estudo da CVA Solutions sobre Varejo Eletro, o número de compradores on-line desses produtos aumentou de 65,6%, em 2014, para 71,9%, em 2015. E muitas dessas compras foram impulsionadas por e-mail marketing recebido com promoções.

O Estudo Varejo Eletro 2015 foi realizado em novembro e ouviu 7.359 pessoas em todo o País, que citaram 61 redes de lojas. A líder em Força da Marca é as Lojas Americanas, seguida por Casas Bahia, Magazine Luiza e Fast Shop. Já em Valor Percebido (relação custo-benefício), a Lojas Cem mantém a liderança, seguida de perto por Lojas Havan, Eletro Shopping e Walmart.

O estudo da CVA tem por objetivo entender a estrutura de Valor Percebido no mercado, a partir do ponto de vista do consumidor. Além de medir a posição competitiva dos principais varejistas e diagnosticar possibilidades de criação de vantagem competitiva sustentável.

Compras pela Internet
As compras de produtos eletrônicos e de linha branca pela Internet já são realizadas pela maioria dos entrevistados (71,9%), sendo que as lojas que se destacam são Lojas Americanas, Casas Bahia, Submarino, Extra, Magazine Luiza e Walmart.

Mas continua sendo forte o comportamento chamado “showrooming”, no qual os consumidores vão até as lojas físicas, checam informações com os vendedores, conferem o produto, tiram dúvidas, porém, antes de comprar, pesquisam o melhor preço na internet. Entre os entrevistados, 75,2% disseram que já tiveram este comportamento antes de comprar.

O e-mail marketing parece ter peso importante neste tipo de negócio. Entre os entrevistados 62% afirmam receber tais mensagens, sendo que desses, 81,3% já receberam promoções de lojas de eletro eletrônicos e 65% deles já compraram impulsionados por essa atração.

Valor Percebido
A Lojas Cem manteve a primeira posição em Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes) com 1,053. Na segunda posição aparece agora a Lojas Havan, com nota 1,050. Na terceira posição está a Eletro Shopping, com 1,034, em quarto o Walmart, com 1,025 e em quinto a Bemol, com 1,024.

Na questão recomendação da loja a um conhecido (o Net Recomendation), a Lojas Havan está em destaque com 56,9%, seguida pelas Lojas Americanas (55,8%) e Walmart (52,6%). Já em Índex de Preços, o consumidor considera que os melhores preços são das Lojas Americanas, Walmart, Lojas Cem e Ricardo Eletro, todas com nota 8,1.

Força da Marca
A maior Força da Marca (a empresa com menos rejeição perante clientes e não clientes) continua sendo as Lojas Americanas, com 12,9%. A Casas Bahia vem em segundo lugar, mas em crescimento, agora com 8,4%. O Magazine Luiza também apresentou aumento e conta com 5,7%. O Extra vem em quarto lugar, com 4,1% e o Walmart em quinto, com 3,0%.

O Estudo Varejo Eletro é bem amplo e analisa vários aspectos como: Categoria Destino, Programas de Fidelidade, Cartões de Crédito, Comportamento do Consumidor, entre outros.

Comente