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Mais de 1/3 de compras é feita por dispositivos móveis

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A Adyen, empresa global de tecnologia de pagamentos, divulgou seu novo MPI – Índice Trimestral de Pagamentos Móveis, correspondente aos meses de setembro a dezembro de 2015. O levantamento rastreou os dados de pagamentos móveis de transações realizadas apenas em navegadores. A principal novidade desta edição é que, pela primeira vez, mais de um terço (34%) das transações on-line globais foram feitas em dispositivos móveis, em comparação a pouco mais de 30% no trimestre anterior.

Métodos de pagamento asiáticos impulsionaram o uso de dispositivos móveis

O aumento descrito foi estimulado principalmente por grandes métodos locais da Ásia, como a JCB, a UnionPay e a Alipay. Entre as empresas analisadas, a JCB foi a que registrou a maior fatia dos pagamentos efetuados em dispositivos móveis. Ela representou 54% das transações efetuadas na plataforma Adyen, 47% a mais que no último trimestre. Já a Alipay aumentou sua participação para 44% e a UnionPay para 31% (dos 23% anteriores).

Na Europa, o iDEAL (usado principalmente na Holanda) se manteve com 49%. O Open Invoice (Escandinávia e Alemanha) chegou a 47%; o Bancontact/Mr Cash (Bélgica) esteve com 39% e o SEPA Direct Debit (aceito em toda a Europa) em 22% dos pagamentos.

Smartphones são mais populares que tablets

Por certo período, os consumidores preferiram fazer compras em tablets mais do que em smartphones. Contudo, o Índice mostra pela primeira vez que os celulares superaram os aparelhos como dispositivo móvel preferido para compras. A preferência foi de 17,5% por smartphones em relação a 16% para tablets. No último trimestre, a comparação foi de 14% e 17%, respectivamente. Isso representa 29% dos pagamentos de produtos ou serviços digitais feitos em celulares, em comparação a 7% em tablets.

Os smartphones continuam aumentando sua participação no volume de pagamentos móveis, crescendo 2% em relação ao último trimestre e chegando a 68%, contra 32% dos pagamentos realizados em tablets. Esta tendência de crescimento da participação de smartphones se apresentou nos últimos dez trimestres seguidos.

O uso de smartphones superou o de tablets na Ásia, representando 29,5% dos pagamentos on-line contra 4,5%. A Europa e os EUA mostraram tendência semelhante, mas menos pronunciada. Na Europa, 23% das transações foram feitas em celulares e 11% em tablets. Já nos EUA, este número foi de 23% e 8%, respectivamente.

Compras em iPad têm maior tíquete médio

Os smartphones superam os tablets no quesito popularidade entre regiões e verticais quando se trata de efetuar uma compra. Porém, em termos de tíquete médio, o iPad está na frente pela primeira vez, com US$ 107. Este dispositivo não apenas ganhou dos celulares, mas também dos desktops e laptops, líderes tradicionais, com US$ 106. Logo atrás vêm tablets com sistema operacional Android, com US$ 86; iPhones, com US$ 83; e smartphones com Android, com tíquete médio de US$ 73.

Reino Unido se aproxima de 50% das transações móveis

Entre os mercados individuais, o Reino Unido continua liderando a adoção de pagamentos móveis, com 49% das transações on-line feitas em dispositivos móveis (pouco mais de 34% delas em smartphones). Entre outros mercados de grande adoção, os Países Baixos alcançaram 35% de pagamentos móveis (23% deles em celulares) e a Suécia chegou a 32% (25% em telefones).

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