Opinião

Marketing digital na copa

mkt digital na copa

Confira dicas e cuidados para criar campanhas de sucesso durante o evento

O marketing digital tem crescido significativamente nos últimos anos. Parece que finalmente as empresas conseguiram enxergar o potencial da web em gerar negócios. “Empresas de qualquer porte e segmento de atuação podem e devem investir em marketing digital. Ele é mais acessível, se comparado ao tradicional e seus resultados são mais mensuráveis, desde que utilizadas as ferramentas corretas. O resultado irá depender da escolha da estratégia de comunicação adequada”, afirma Denis Casita, CEO da Performa Web, agência especializada em SEM (Search Engine Marketing).

Em tempos de Copa, as marcas e empresas querem aproveitar o embalo do evento em suas campanhas de publicidade na web. Mas para garantir que aquele anúncio ou promoção vai dar certo é preciso tomar alguns cuidados importantes. Casita compartilhou alguns conselhos para direcionar as estratégias de marketing digital durante o Mundial:

· PALAVRAS PROIBIDAS
A FIFA divulgou que 235 palavras foram registradas junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual) e poderão ser utilizadas somente pelos patrocinadores, até o final de 2014. Dentre elas estão: Pagode, Copa 2014 e Brasil 2014. Fique atento para não incluir essas palavras nas suas campanhas digitais e, além disso, as imagens oficiais, logotipo, slogan e mascote do evento. O uso não autorizado pode acarretar em processo judicial. Para mais informações, clique aqui.

· MÍDIAS SOCIAIS
Em alta em praticamente todo o mundo, as redes sociais representam um campo em evidência e com muito potencial no marketing digital. Elas fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas, ainda mais se tratando de estrangeiros. Nos tempos atuais, não ter um perfil ativo de sua empresa ou negócio nas principais redes de relacionamento conta como ponto negativo para a maioria dos consumidores. Além de posts e anúncios, o bom envolvimento da marca com os seguidores aumenta as chances de compartilhamento espontâneo e cliques significativos, que podem resultar em conversões para o seu site. Outro ponto importante e que garantirá maior visibilidade para a Copa é disponibilizar posts e anúncios em outras línguas.

· GEOLOCALIZAÇÃO
Considerando os 600 mil visitantes estrangeiros no Brasil, além dos brasileiros que estarão transitando por vários estados, é de grande relevância fazer bom uso da ferramenta de geolocalização nos anúncios pagos do Google. Restaurantes, hotéis e lojas tem certa obrigatoriedade nesse quesito, porém qualquer estabelecimento que esteja alheio a essa ferramenta possui menor credibilidade frente a seus concorrentes. Com o uso correto, os potenciais clientes terão certeza de onde se encontra seu estabelecimento, como chegar lá, qual a distância do local onde eles estão e conseguirão fazer check-in no seu endereço, caso sua empresa tenha perfil ativo no aplicativo Foursquare, aumentando as chances de divulgação espontânea e de visibilidade do estabelecimento.

· MOBILE MARKETING
Outro ponto crucial para o sucesso no meio digital é a versatilidade dos seus anúncios e do seu site. Desde 2012, no Brasil, a venda de smartphones já tem superado a de telefones convencionais e o acesso à internet via celular e tablet cresce a cada ano. Essas afirmativas tornam-se ainda mais expressivas quando olhamos para os consumidores estrangeiros, que possuem mais acesso a novas tecnologias. Diante deste cenário desafiador, é imprescindível que toda a forma de comunicação digital esteja adaptada às diferentes plataformas disponíveis: celular, desktop, tablet e notebook.

· TRADUÇÃO DO SITE
Ainda com foco nos visitantes de outros países, disponibilizar widgets de tradução para as principais línguas estrangeiras em seu site se torna prioridade para não perder clientes potenciais. A maior parte dos visitantes internacionais que estarão no País para os jogos não domina o português, dessa maneira, quando um usuário estrangeiro acessar o seu site e perceber a sua preocupação em tornar a página acessível, seu negócio pontuará positivamente e sairá na frente de outros que não oferecem a mesma ferramenta.

• Leia as principais notícias e tecnologia

• Entrevistas com os principais especialistas do universo de tecnologia

• A opinião de especialistas sobre os assuntos do momento na web

 

Comente