Blog

Microcopy

deezer ft img

Defeitos podem estar nos pequenos detalhes, por isso, tenhas certeza de que seu microcopy é conciso para que os usuários possam entendê-lo

Para quem não sabe, o microcopy se refere ao texto em torno de títulos, botões e outros elementos de um site. Sua função é ajudar e informar os usuários. Como placas de sinalização em rodovias, o microcopy pode fazer com que os usuários consigam chegar ao destino virtual. Os bons designers sabem a importância dos detalhes e têm consciência de que podem ser o diferencial do design perfeito.

A escolha de palavras pode causar um impacto positivo. O design afeta a maneira como percebemos um site, dessa forma, as palavras podem fazer a mesma coisa. Algumas áreas que possibilitam a implantação de microcopy em seu site são as chamadas para ação, os títulos e os elementos de formulário.

Chamadas para ação

Tente ser específico e preciso. Criar um botão e escrever “inscreva-se” pode não ser o suficiente. Uma mensagem como ‘Experimente gratuitamente” comunica claramente que não haverão custos para o usuários naquele momento.

Títulos

O título principal determina o tom do resto da experiência do site ou do app. Um título como, por exemplo, “Somos demais, confie em nós” não é tão chamativo. Por isso, seja descritivo. Para tentar vender um app de blog, por exemplo, talvez a melhor abordagem seja “Escolha-nos pela maneira mais fácil e elegante de blogar”. Este modelo apela para a necessidade do usuário por simplicidade e beleza.

Em resumo, quando estiver organizando todas essas informações e chamadas em botões pense, acima de tudo, no que o usuário quer e como você pode ajudá-lo a chegar ao seu objetivo. A maneira como você organiza o microcopy vai influenciar diretamente na navegação e usabilidade. Por isso, dê a ele a devida importância.

Gene Crawford falou sobre microcopy na edição 139 da Revista W, na coluna Em Foco. 

Confira a edição em nossa loja virtual!

(Imagem: reprodução) O serviço de streaming de músicas Deezer escolheu detalhar as opções de cadastro com um botão azul para Facebook, um vermelho para Google+ e outro para inscrição via e-mail

(Imagem: reprodução) O serviço de streaming de músicas Deezer escolheu detalhar as opções de cadastro com um botão azul para Facebook, um vermelho para Google+ e outro para inscrição via e-mail

 

Comente