Blog

Modelos mentais

modelos mentais ft img

Entender o caminho dos visitantes pelo seu site é essencial para planejar a arquitetura da página

O termo Modelo Mental é bem amplo e pode atender muitas áreas. Mas no web design, consiste em estudar as razões que levam visitantes a percorrer determinado caminho em um site. Também é o perfil sobre o que eles imaginam ser sua página e como encaram o assunto ou o conteúdo abordado. Criar um Modelo Mental é fundamental, já que permite elaborar estratégias de design e layouts mais apropriados para o seu público-alvo. O poder dessa pesquisa na arquitetura da informação é imenso.

Questões

O estudo e a prática de criação de Modelos Mentais para sites é bastante extenso e há inúmeras técnicas diferentes que podem ser usadas. De um modo geral, qualquer mapa de site pode ser resumido em uma pergunta como “sei onde o conteúdo está e onde espero encontrá-lo?”. É uma questão minuciosa. Em seu primeiro rascunho de mapa da página ou wireframe, se você não faz ideia de onde o conteúdo está ou por onde começar a procurá-lo, então é preciso começar os estudos o quanto antes.

Muito disso vem da empatia com os visitantes da sua página. Colocar a si mesmo no lugar dos internautas vai lhe dar um ótimo ponto por onde começar seu design e sua arquitetura. Afinal, se não houver uma estratégia visual com alguns pontos básicos, como seus visitantes irão querer acessar seu website? Pense nisso.

Mais fontes

Existem alguns artigos sobre o assunto na web, como no Webinsider e um artigo interessante sobre modelos mentais e usabilidade de Jacob Nielson. No blog do Crazy Egg também há informações preciosas sobre como criar modelos mentais para criar Experiências de Usuário melhores (leia aqui).  O Medium também tem um artigo de Paul Farino que fala sobre modelos metais e UX.

 

Comente