Retrospectiva

Mudança polêmica no Google

Gigante da internet vai ter que se explicar com o Ministério da Justiça do Brasil após as mudanças feitas em sua política de privacidade

O Google anunciou uma mudança drástica em sua política de privacidade no começo de março. O maior buscador do mundo unifica os termos de uso dos mais de 60 serviços que a empresa detém, como YouTube e Gmail, permitindo que a gigante cruze dados de todos os usuários. Assim, fica mais fácil obter informações e direcionar os anúncios com mais precisão.

No entanto, parece que esta nova política não ficou clara para todo mundo. Tanto que, poucos dias após realizá-la, o Google recebeu uma notificação do Ministério da Justiça brasileiro, solicitando uma explicação melhor para essas alterações. Isso porque, para a Justiça, elas foram imprecisas no texto publicado no site oficial do próprio buscador.

O pedido de esclarecimento feito pelo Ministério da Justiça teve como base a legislação de defesa do consumidor e o direito constitucional à privacidade. O Google terá que informar como foi feita essa mudança e se há alguma forma para os usuários evitarem que seus dados sejam cruzados.

Notícia publicada na edição 141 da Revista W, em janeiro de 2012. Para ver o que mais rolou nessa edição acesse o nosso site!

Comente