Blog

Nokia anuncia aparelhos que rodam apps para Android

nokia_capa

A família dos Nokia X terá smartphones de entrada e compatíveis com serviços da Microsoft

Na segunda-feira, 24 de fevereiro, a Nokia apresentou sua nova linha de aparelhos durante a Mobile World Congress. Os smartphones Nokia X são aparelhos de baixo custo e que aceitam a instalação de aplicativos do sistema operacional do Google. A verdade é que o sistema desses aparelhos é um Android bastante modificado, assim como o da linha Kindle Fire, da Amazon.

O sistema do robô está irreconhecível: na verdade, ele está muito parecido com o Windows Phone, com live tiles coloridos e a integração com os serviços da Microsoft, como o OneDrive, em vez dos serviços do Google. Segundo a Nokia, os aplicativo serão instalados pela Nokia Store, ou direto pelo .apk. Não há acesso à loja Play, padrão nos outros celulares com Android.

A linha Nokia X fica entre os Asha, de baixo custo, e os Lumia, carro-chefe da empresa. Os três aparelhos anunciados foram o Nokia X, o Nokia X+ e o Nokia XL, todos Dual SIM e com processador Snapdragon dual-core, além de trazerem o Here Maps instalado. Com ele, é possível fazer a navegação curva a curva e armazenar mapas off-line, para não depender da internet para usar o GPS.

O Nokia X e o X+ são praticamente o mesmo aparelho, com pequenas diferenças na quantidade de memória RAM e armazenamento. O Nokia X tem tem 521 MB de RAM, contra 768 do X+, que também vem com um micro SD de 4 GB para aumentar o armazenamento do celular. A tela deles é de 4″ e a câmera de 3 megapixels. Já o Nokia XL tem uma tela de 5″, câmera traseira de 5 MP e frontal de 2 MP. A configuração deles os coloca nos aparelhos de entrada e serão vendidos modelos coloridos dos aparelhos, como já é padrão da Nokia.

Os preços no Brasil ainda não foram divulgados, mas eles devem chegar no segundo trimestre de 2014. Na Europa, os preços divulgados foram Nokia X por 89 euro, Nokia X+ por 99 euros, enquanto o Nokia XL deve custar 109 euros.

nokias

1 Comentário

Comente