Retrospectiva

Nova Busca

Google anuncia mudanças em seu sistema de pesquisas. A empresa desenvolveu o “Knowledge Graph” para fazer com que o site “pense como uma pessoa”

A “fórmula mágica” do motor de buscas do Google sofrerá mudanças e poderá ficar mais inteligente em breve. Segundo a própria empresa, o objetivo da fórmula chamada de “Knowledge Graph” (ou “Gráfico de Conhecimento”, em português) é fazer com que o site de pesquisas “pense como uma pessoa”.

O sistema utilizará informações coletadas em buscas feitas por todos os usuários do site. Assim, sugestões de pesquisa baseadas no que outras pessoas já procuraram
e clicaram serão mostradas.

As informações básicas do assunto buscado são mostradas logo de cara. Se alguém procura por Leonardo da Vinci, por exemplo, dados sobre ele são exibidos em um quadro à direita da tela. Além disso, algumas pinturas e artistas relacionados aparecerão logo abaixo.

O motor de buscas também deve ser mais preciso, sendo possível estreitar as pesquisas caso as palavras procuradas tenham mais de um significado. A nova fórmula Knowledge Graph já está sendo implantada. gradativamente no Google de língua inglesa.

No entanto, a novidade não deve demorar a chegar ao site em português. Diante disso, muitos desenvolvedores de web terão que apelar por implementações e SEOs para aproveitar o recurso ao máximo.

Notícia publicada na edição 144 da Revista W, em janeiro de 2012. Para ver o que mais rolou nessa edição acesse o nosso site!

(imagem: reprodução) “Knowledge Graph”, colocado no novo mecanismo de buscas do Google, tem como objetivo “pensar como o usuário”

Comente