Opinião

O cliente multitela

comportamento consumidor

Como o consumidor mudou o seu comportamento com as tantas telas de smartphones, tablets e computadores à disposição

Por Fátima Bana*

Estive em alguns eventos e eles sempre nos acrescentam muito, por isso decidi compartilhar aqui com vocês alguns pontos que com certeza vamos ver no nosso mundo e-commerce em breve. Que o smartphone vem transformando a nossa vida, isso já é realidade, hoje temos a internet nas grandes cidades, que virou tão importante quanto a energia elétrica (quem nunca se perguntou como as pessoas trabalhavam antes da invenção da internet?), mas nos últimos tempos grandes players estão fazendo história usando o mobile.

Veja uma grande marca de artigos esportivos, na Finlândia, quem vai à loja não precisa se preocupar com o horário e não estou falando de loja online, na loja física eles possuem uma vitrine eletrônica que exibe fotos em imagens 3D e permite que o cliente compre, tirando uma foto pelo celular (lógico que usando seu aplicativo mobile e-commerce).

Já falamos muito como o consumidor consome mais tendo mais informações esse é um caso claro. E ao analisarmos o comportamento daqueles que usam aplicativos das redes, verificamos que os consumidores “heavy users” acabam tendo um ticket médio de 40% mais que os outros que estão menos informados.

A Deloitte Americana apresentou um estudo que mostra claramente que o consumidor munido de um smartphone sente-se mais seguro ao finalizar a compra em qualquer ambiente, seja ele online ou off-line.

Aí vem a pergunta: o que nós do e-commerce podemos fazer para criar essa experiência multicanal? A ideia que me surge está muito ligada aos aplicativos mobile, pois se o meu concorrente está no shopping, eu quero saber quando o meu consumidor está chegando perto dele (um aplicativo mobile bem dirigido com sua área de tecnologia pode te responder isso antes mesmo de você perguntar ) e impactá-lo com uma promoção ou um aviso dos seus pontos de fidelidade, bem antes dele chegar na porta do meu concorrente e namorar a vitrine dele.

Já sabemos que nos EUA (segundo a Forrester) 40% das vendas que ocorrem no mundo físico são influenciadas pelo canal digital, esse número cresce a passos largos e em dois anos chegará a 60%.

E o mais interessante é que podemos pegar carona inclusive na Televisão, por pesquisas internas descobrimos que 35% das pessoas que estão na frente da telinha estão com algum dispositivo em mãos e quando assistem a uma propaganda, rapidamente pesquisam o produto na internet – BINGO! Usar a relação de palavras-chave para trazer o que iria para o concorrente para sua página pode ser inteligente e infinitamente mais barato que uma propaganda em horário nobre, basta ter um marketing bem preparado para estratégias de concorrência e guerrilha.

Sempre considerei o avanço da internet como uma revolução na forma de consumir, assim como foi com a chegada dos carros, da eletricidade e de tudo que mudou nossa forma de interagir, isso está cada vez mais óbvio nas grandes cidades e vem crescendo nas menores, levando o acesso aos produtos a cada canto do país.

Vamos ter muito assunto para falar disso e quero compartilhar com vocês.

Boas vendas.

* Fátima Bana – Mestre em comportamento digital do consumidor pela UCLA/USA. Certificada EFMD (European Foundation for Management Development) com o selo CEL. Mais de 10 anos de experiência em estratégia e inteligência de marketing digital e offline no varejo. Pós-graduada em comunicação com o mercado pela ESPM. Possui diversos cursos de especialização e MBAs, entre eles: neuromarketing, varejo, e-commerce marketing, branding e pricing, ballanced scorecard, omni-channel, entre outros, sempre realizados nas melhores instituições de ensino do país e do exterior (ESPM, UCLA, Harvard, FGV, etc.).

Site: www.fatimabana.com / Blog: www.fatimabana.com/blog

 

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