Opinião

O e-commerce e o cartão de débito

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Entenda quais são as vantagens de ter essa opção em sua loja virtual

*Por Jerome Pays

Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), as transações por cartão de débito cresceram 22% no 1º trimestre 2014 em relação ao mesmo período de 2013.

As transações por cartão de débito exigem uma conexão em tempo real com o banco emissor e o ambiente de internet banking do consumidor para conferir o limite e a senha do cartão. Nesse material, Jerome Pays, Diretor de E-commerce da Payzen, gateway de pagamento online, discorre sobre as vantagens de comprar na internet com pagamento via débito em conta e o quanto esse processo pode ser importante para maior rentabilidade do lojista virtual.

1. Risco de fraude zero: pelo fato do banco emissor ter autenticado o comprador durante o processo 3D Secure, ele mesmo fica com responsabilidade em caso de fraude (chargeback).

2. Recebimento a vista em D+1, contra D+ 30 nas cobranças por cartão de crédito.

3. Custo de adquirência reduzido em relação ao cartão de crédito.

4. Processo de compensação em tempo real, ao contrário de pagamentos por boleto, que permite fazer a cadeia logística do e-commerce fluir 100%.

Tendo em vista o foco do varejo online para rentabilidade, com todas essas vantagens, o cartão de débito deve ganhar muito espaço no mercado de e-commerce, onde o chargeback e margens apertadas assombram os lojistas virtuais.

Acreditamos inclusive que o processo de cobrança no cartão de débito seja a alavanca para popularização do pagamento 3D Secure que assegura também as transações por cartão de crédito.

*Jerome Pays é Diretor de E-commerce da Lyra Network, empresa multinacional de origem francesa especializada na transmissão segura de transações financeiras. Líder do segmento no Brasil, a Lyra é também detentora do Gateway de Pagamentos PayZen (www.payzen.com.br)

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