Blog

O fim dos celulares piratas

xing ling ft img

A medida que bloqueia aparelhos “xing-ling” já começou a vigorar

Celulares piratas estão na mira das autoridades de Telecomunicações do País. Começou a vigorar nesta segunda-feira (17) o chamado Sistema Integrado de Gestão de Aparelhos (Siga), um programa criado pelas operadoras brasileiras para bloquear tablets, smartphones e qualquer dispositivo falsificado no Brasil. Os aparelhos que não tiverem os certificados na Anatel também serão afetados pela medida.

A iniciativa não vai impedir os “xing-lings” de funcionar imediatamente. A equipe do Siga está trabalhando em um banco de dados com informações sobre todos os eletrônicos em uso no Brasil e os aparelhos piratas devem ser desativados apenas em setembro. O foco do programa é, principalmente, acabar com o contrabando e oferecer mais segurança e qualidade nos serviços prestados aos usuários. Isso porque os falsificados podem interferir no sinal das prestadoras de telefonia móvel e causar acidentes como incêndios e explosões (já que não tem o aval da Anatel).

Segundo informações da organização, todos os aparelhos que usam usam chips e acessam a rede móvel no País deverão ser afetados pela nova medida. Máquinas de cartão que não foram homologadas também serão desabilitadas, já que não passaram pelos testes e exigências técnicas da agência.

O sistema também vai bloquear aparelhos originais que foram importados ou comprados no exterior, caso o eletrônico não tiver certificação do Brasil – como é o caso do smartphone HTC One. A agência recomenda que o consumidor confirme se o dispositivo foi homologado por aqui antes de comprá-lo lá fora. É pos´sivel saber a relação de aparelhos certificados pela Anatel no site do órgão.

Via Canal Tech

Comente