Blog

O futuro do mercado de games

games brasil

Estímulos para o setor no Brasil são discutidos em audiência pública

Algumas questões importantes relacionadas ao mercado brasileiro de games serão discutidas em uma audiência pública, na semana que vem. Marcada para dia 27 de maio, em Brasília, o objetivo é debater menor carga tributária sobre consoles e títulos e garantir incentivos aos desenvolvedores. Essas foram as prioridades destacadas por Moacyr Alves Junior, presidente da  ACIGAMES (Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games).

Em entrevista ao site Canal Tech, ele comentou a iniciativa: “A importância dessa audiência, que é pública e todo mundo pode participar, é suprema para o desenvolvimento dos games no Brasil. Faz quatro anos que estamos esperando por uma oportunidade como essa”. A reunião é um pedido antigo da ACIGAMES e que foi requerido pelas deputadas  Luciana Santos (PCdoB – PE) e Alice Portugal (PCdoB – BA).

Estarão presentes na audiência Célio Campolina Diniz (ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação), Marcos André Rodrigues de Carvalho (secretário de Economia Criativa do Ministério da Cultura), entre outras autoridades de órgãos relacionados ao assunto, além de profissionais da área. Os criadores do jogo da Galinha Pintadinha, Marco Luporini e Juliano Prado, e o presidente do Porto Digital (Parque Tecnológico de TI, Comunicação e Economia Criativa), Francisco Saboya, também estarão. Representantes da divisão de aplicativos da Apple e do Google devem marcar presença.

O projeto

O Brasil é citado como o 4º maior mercado de jogos digitais do mundo e tem números expressivos. Foram R$ 5,3 bilhões movimentados por esse mercado em 2012 e um crescimento de 38% em 2013. São 35 milhões de brasileiros que jogam em seus tablets e smartphones. Mesmo com o setor aquecido, desenvolvedores e produtores de games reclamam da falta de investimentos. “Este cenário precisa observar a necessidade de diminuição da defasagem tecnológica entre o Brasil e outros países, considerando a necessidade de fomento e marco regulatório para este setor recente da economia nacional”, explica o texto do projeto.

Além dos incentivos na parte tributária, a área de games ainda carece de regulamentação, algo que também entra na pauta. A audiência acontece no Plenário 13 da Câmara dos Deputados e qualquer pessoa pode participar. Basta enviar e-mail para cctci.decom@camara.leg.br ou fax para (61) 3216-6459/65/66.

Via Canal Tech

• Leia as principais notícias e tecnologia

• Baixe o material de apoio dos tutoriais da Revista W

• A opinião de especialistas sobre os assuntos do momento na web

 

Comente