Blog

Onboarding

onboarding ft img

Quer aumentar o engajamento dos visitantes do seu site? Aposte em um sistema de tarefas, passos e recompensas que podem aprimorar a navegação de uma página

Fazer com que os visitantes de um site permaneçam navegando o maior tempo possível não requer tanto esforço assim. Difícil mesmo é encontrar maneiras divertidas e realmente atrativas de fazer com que aquele usuário realmente queira ficar ali. Como fazer alguém querer navegar por uma página sem antes preencher um formulário chato? Bom, é preciso optar por caminhos sutis para cumprir essa tarefa. 

Uma das formas mais eficazes de fazer internautas preencherem formulário, fazerem avaliações ou recomendações do site para amigos é apelar para o Onb0arding. O termo faz relação com a maneira de conseguir que seus visitantes completem pesquisas e deem informações gradualmente, ao longo do tempo, por meio de uma série de passos. Tudo isso, sem que os usuários sintam que estão fazendo algo burocrático.

Um exemplo de segmento que tem explorado técnicas de Onboarding por anos são os video games. Muitos games permitem que você aprenda como jogar enquanto já está jogando. Percebe? Isso demonstra que os visitantes do seu site precisam passar por essas tarefas sem sentir que tiveram que se esforçar demais.

Mas como fazer tudo isso na prática? Depois que as pessoas passam a se inscrever em seu aplicativo 0u site, há dois pontos que você deve prestar atenção para mantê-las envolvidas na tarefa da forma menos dolorosa possível. E, claro, que conseguindo isso, seus visitantes voltarão mais vezes.

Em primeiro lugar, o design da página deve atender às expectativas do usuário. Você pode, por exemplo, exibir uma opção com uma lista de redes sociais que podem ser conectadas em algum momento. Em segundo, algum reforço positivo pode ajudar a envolver o visitante (“Uhu, você postou sua primeira foto!”, por exemplo). Se o seu serviço oferece funcionalidades extras que precisam que o visitante complete alguns passos antes de acessá-las deixe isso claro desde o início. E facilite o processo implementando passos simples e rápidos.

Na prática

O  Tumblr é uma plataforma de blog que consegue usar técnicas de Onboarding a seu favor. O site segue uma série de passos simples e rápidos que o usuário realiza sem maiores dificuldades. Cada um deles ainda leva uma mensagem de estímulo positiva como “falta pouco!” ou “só mais um passo”. Além disso, novos usuários têm a oportunidade de conhecerem bem a plataforma com uma espécie de tour que mostra tudo o que é necessário para começar a blogar.

tumblr 1

tumblr 2

tumblr 3

tumblr 4

Comente