Blog

Quatro tecnologias do futuro que prometem revolucionar a cozinha

casa tec

A tecnologia e a inovação estão cada vez mais perto das casas inteligentes do futuro

A relação do homem com sua comida, de um modo geral, sempre pareceu atender a um instinto primitivo de sobrevivência. Tão primordial e necessário, o desejo de comer e as atividades relacionadas ao preparo dos alimentos não passou por inovações tecnológicas significativas desde a invenção da geladeira e do forno de micro-ondas. Mas isso vai mudar em breve.

Com o intuito de evitar o desperdício de alimentos, diminuir o consumo de gás e energia nas cozinhas e de promover uma reeducação alimentar e um estilo de vida mais saudável, esses aparatos culinários hi-tech estão em fase de desenvolvimento – mas alguns já são comercializados – para revolucionar a maneira que, em um futuro não tão distante, o cozinheiro moderno vai realizar suas atividades cotidianas e se relacionar com a sua comida.

Nutrima
A proposta dessa placa é analisar as condições de uma porção de alimento colocada em cima dela, fornecendo, em tempo real, o peso, quantidade de calorias, condições de consumo e outras informações nutricionais. A proposta é que a placa seja recarregável, economizando energia para funcionar na cozinha. O modelo ainda é um protótipo e provavelmente passará por muitas versões até chegar na sua cozinha.

33185029430143625

Cooktop de cozimento por indução
Em vez de uma chama transferir o calor para a panela como em um fogão tradicional, um cooktop que funciona por indução ativa um campo eletromagnético entre uma panela especialmente desenvolvida para esse tipo de fogão e sua superfície. O que ocorre é que a transferência de calor se dá em toda a panela, por igual, através de ondas eletromagnéticas. A panela se esfria quase que imediatamente quando é retirada da zona de cocção. Aliás, essa zona de cocção (que substitui um queimador a gás ou elétrico convencionais) também esfria instantaneamente quando não está em contato com a panela. Esse formato de cooktop opera em espaços reduzidos, sem a necessidade do botijão de gás.

Cooktop-O-fogao-de-mesa-4

Chop-Syc
http://vimeo.com/74730839
Em vez daquela tradicional tábua de madeira ou acrílico, que tal fatiar seus alimentos em cima de um tablete com tela ultrarresistente? E enquanto isso, a tela pesa, dá informações nutricionais do alimento que está sendo fatiado e até procura receitas com ele. Pode até parecer, no mínimo, inusitado, maso Chop-Syc já está em fase de testes.

Bio Robot Refrigerator

Bio Robot Refrigerator
Sua geladeira não terá mais porta. Em vez disso, haverá um gel desenvolvido com um biopolímero que “engole” seus alimentos e os mantêm ali gelados, separados uns dos outros. A Bio Robot Refrigerator ainda é um conceito, sem previsão para testes em protótipos, que pretende manter cada alimento isolado e refrigerado, sem intervenção do abre e fecha das geladeiras convencionais. Isso prolongaria a vida útil dos alimentos, que estariam constantemente refrigerados. A ideia soluciona problemas de conservação individual de alimentos, sem contar o visual extremamente diferente.

• Leia as principais notícias e tecnologia

• Entrevistas com os principais especialistas do universo de tecnologia

• A opinião de especialistas sobre os assuntos do momento na web

Comente