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Quem é o seu público?

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Entender seus usuários é uma das chaves mais importantes para o sucesso nas mídias sociais

O que sempre dizem sobre mídia social é que “o conteúdo é rei”. Postagens interessantes e relevantes são cruciais, mas se você não entrega esse conteúdo para a audiência certa, perdeu seu tempo. Se há um nicho de audiência que a sua marca tenha interesse em se relacionar, é bom conseguir algum tempo para pesquisar e descobrir sites que essas pessoas frequentam e seus hábitos nas redes sociais. Há fóruns e blogs específicos que atraem seu público? Nas maiores redes sociais, como Facebook, é relativamente fácil checar a informação demográfica disponível sobre usuários e comparar com o perfil da sua audiência. Por um lado, você pode saber por onde eles andam, mas o mais o grande desafio é diferenciá-los.

Muito foi escrito sobre o comportamento na web. A empresa de pesquisas Forrester provavelmente foi a primeira a falar sobre isso, identificando seis tipos de usuários de mídia social: criadores, críticos, colecionadores, participantes, espectadores e inativos. Nos últimos anos, vários especialistas desenvolveram variações desses tipos, mas essencialmente tudo e resume ao que seu público faz quando está nas redes sociais. São do tipo que cria e publica fotos e vídeos? Ou comentam sobre o conteúdo dos outros?

Entender isso pode ajudar no planejamento de uma estratégia social efetiva. Se a sua audiência é feita de designers de vinte e poucos anos, por exemplo,pode funcionar bem uma competição no Facebook ou Instagram que peça para eles enviarem fotos de seus trabalhos de arte. Mas em alguns grupos, esse tipo de mecânica pode ser percebido como excesso de esforço ou algo com o qual eles não se importariam.

Sobre encontrar a persona, ou seja o perfil da sua audiência, há empresas que pesquisam isso para você e produzem um relatório, mas não é tão difícil fazer isso sozinho. Selecione uma amostra de pessoas representativas de seu público-alvo e monitore-os. Rapidamente, você poderá detectar padrões de comportamento e temas recorrentes de suas conversas. Se você ajusta sua estratégia de conteúdo social para se alinhar a isso, é mais provável que atinja seus objetivos. Resumindo, o que importa, afinal, é o público.

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