Retrospectiva

Repercusão do Windows 8

Novo sistema operacional da Microsoft trouxe oportunidades para desenvolvedores

Disponível no Brasil desde outubro de 2012, o Windows 8 é uma boa fonte de oportunidades para desenvolvedores e web designers. A grande novidade é a presença da Windows Store, loja virtual que funciona como a Play Store, dos Androids, e a iTunes Store, dos computadores da Apple. Nela, será possível ao developer vender apps e até jogos.

O modelo de negócios da Microsoft para os interessados pode ser um bom atrativo. Inicialmente, 70% do faturamento do app vai para o desenvolvedor. Mas logo que a arrecadação ultrapassa US$ 25 mil, o responsável pelo aplicativo passará a receber 80% do dinheiro obtido.

Se você tiver interesse em desenvolver para Windows 8, dá para encontrar tutoriais da própria Microsoft e o SDK gratuito para download. Há ainda um fórum de discussão – em inglês, no entanto – para desenvolvedores de apps do Windows 8.

Para quem ainda não sabe, o Windows 8 traz como principal atrativo a interface Modern, a mesma que está presente nos smartphones com Windows Phone 7.5, 7.8 e, agora, Windows Phone 8. A Modern UI apresenta os atalhos dos apps e dos programas em quadrados e retângulos coloridos, que podem ser personalizados. Por causa disso, a interface é ótima para ser usada em telas sensíveis ao toque – como as de tablets, smartphones e alguns notebooks – mas também funciona bem com mouse e teclado.

Outra boa novidade é a melhor integração com a nuvem, tornando possível salvar seus arquivos e configurações no serviço SkyDrive e acessá-los em outros computadores com Windows 8.

O SO pode ser comprado em versão Pro, mas apenas como atualização para PCs com Windows XP, Vista ou 7. Ela é a mais completa das três versões do sistema operacional e pode ser adquirida via download por 70 reais no site windows8.com.br, em uma promoção válida até 31 de janeiro de 2013. Já a versão física – de caixinha – que funciona da mesma forma (apenas atualização para PCs com Windows original), custa 270 reais.

Ainda não há previsão de quando o Windows 8 Pro Full, assim como as outras duas versões (Home, básica, e Enterprise, para empresas), chegará ao Brasil. No entanto, espera-se que o lançamento não passe do primeiro trimestre de 2013 e que o preço seja um pouco mais alto.

Notícia publicada na edição 149 da Revista W, em janeiro de 2012. Para ver o que mais rolou nessa edição acesse o nosso site!

(imagem: Microsoft) Após o lançamento do Windows 8, 4 milhões de usuários de PC já atualizaram seus sistemas

Comente