Apps, Software & Hardware

Tecnologia analisa hábitos online dos brasileiros

big-data_conew1

Inteligência artificial Stilingue ajuda empresas a conhecer a opinião de usuários e descobrir influenciadores

A internet tem conquistado cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas, e, consequentemente, recebido maior atenção por parte das empresas. Contudo, as companhias enfrentam incógnitas ao se deparar com a enorme quantidade de dados disponíveis online. São milhões de publicações novas por hora e muitos canais para acompanhar.

A pergunta que as empresas têm feito é como encontrar, nesse mar de dados, insights sobre o que falam sobre as marcas. Esse interesse inspirou a criação da Stilingue, que oferece a primeira tecnologia artificial em interpretação de texto e imagens desenvolvida especialmente para o idioma português brasileiro.

A ideia é fruto da parceria entre dois mestrandos em Ciência da Computação e a Play Capital. A tecnologia é pioneira em coletar, interpretar e resumir automaticamente, em tempo real, mais de 1.100 veículos de notícias (incluindo comentários), 100 mil blogs, fóruns, sites de reviews de produtos, principais redes sociais e até mesmo dados de pesquisas internas de uma organização.

O grande diferencial dos produtos da Stilingue está no foco para o idioma e contexto brasileiro. Atualmente, muitas soluções que coletam dados na internet realizam buscas simples por palavras-chave, sem considerar sintaxe e aspectos semânticos da língua. Logo, muitas pesquisas não conseguem separar o que é relevante ou não. Com a plataforma da Stilingue, é possível interpretar e resumir automaticamente os textos, sugerindo como resultado recomendações sobre quais tópicos estão em destaque. “Essa adaptação faz com que o Stilingue entenda nossa língua e cultura, apontando o ‘o quê’, ‘quem’ e ‘onde’ estão as conversas sobre um tema estratégico para nossos clientes”, explica Milton Stiilpen Jr., sócio responsável pela tecnologia.

A tecnologia está disponível em três formatos: aluguel de software, contratação de pesquisas e relatórios sob medida e plug-ins para desenvolvedores que desejem embarcar a inteligência artificial em seus aplicativos.  Até o momento, grandes marcas e empresas com o Vigor, FutureBrand, institutos de pesquisa e aplicativos já usam a Stilingue.

 

 

Comente