Blog

Tradução ao vivo no Skype

skype translate ft img

Microsoft está desenvolvendo um sistema de tradução por voz para sua ferramenta de chat de vídeo

O Skype se popularizou como uma ferramenta de chat de vídeo em tempo real. Mas para quem queria conversar com pessoas de outros países, as barreiras de idiomas ainda existiam. Agora a Microsoft quer trabalhar exatamente esta questão e fez uma demonstração de um recurso que pode ser lançado no Skype, no futuro. Ele vai permitir a tradução das falas dos participantes da conversa ao vivo.

Batizado de Skype Translator, a função é baseada em uma tecnologia da Microsoft Research e deve ser apresentada em detalhes durante a Code Conference 2014. No vídeo de teste, Gurdeep Pall, vice-presidente da divisão Skype, conseguiu conversar ao vivo com uma funcionária alemã da microsoft. Ambos só falaram em seus idiomas nativos.

A ferramenta fez todo o trabalho de tradução simultânea de inglês para alemão e vice-versa. Veja o resultado:

Pall não deu detalhes sobre como a tecnologia funciona, mas explicou que o processo de tradução é feito em três etapas: primeiro a fala de cada pessoa é capturada, depois é convertida em texto (a conversão aparece na forma de legenda); na segunda parte, a parte escrita é traduzida; e na terceira, um sintetizador de voz torna a tradução audível para os participante do chat.

Informações sobre os idiomas que serão suportados pelo Skype Translator não foram reveladas. Mas a empresa deve disponibilizar a primeira versão do tradutor como um aplicativo beta para Windows 8.1 até o final de 2014.

Até lá ainda é preciso aprimorar a solução, que não funciona perfeitamente ainda. A Microsoft tem planos de aprofundar os estudos em tradução fazendo com que o software seja capaz de pronunciar palavras com as mesmas pausas naturais de uma conversa, para “humanizar” um pouco mais o clima robótico dos sintetizadores.

Via Tecnoblog com informações Mashable

• Leia as principais notícias e tecnologia

• Entrevistas com os principais especialistas do universo de tecnologia

• A opinião de especialistas sobre os assuntos do momento na web

 

 

Comente