Opinião

Use as redes sociais para aumentar as vendas de sua loja virtual

loja social

Essas plataformas tem o poder de envolver clientes e melhorar estratégias de marketing online

*por Webjump para Revista W

loja virtual

A internet é o meio mais rápido e prático de as empresas conversarem com seu público. E dentro deste vasto universo online, estão as redes sociais, onde o consumidor de lojas virtuais, principalmente, encontra um canal direto para tirar dúvidas, reclamar, elogiar e o mais importante: ser ouvido.

Para isso, os e-commerces devem priorizar seus serviços nas redes sociais, já que uma boa estratégia de conteúdo e interação, podem ampliar suas vendas e a divulgação “boca-a-boca” virtual de sua loja.

O grande trunfo das redes sociais é a maneira informal com que as pessoas se comunicam nelas. Se o perfil da sua loja virtual tratar o público de maneira distante e muito formal, ele não vai se aproximar. Por isso, o comportamento da sua marca deve ser humano ao máximo, com interações com clientes, posts criativos e respostas imediatas.

Além dessa informalidade natural das redes sociais, perfeitas para realmente conhecer o público-alvo do seu e-commerce, elas são ideais para a prática do SAC 2.0. Esse tipo de atendimento ressalta a importância de investir de um relacionamento próximo ao consumidor, tanto com relação à linguagem quanto a imagem e postura. Dentro desse cenário, responder dúvidas e acolher comentários é vital para evitar crises.

Mas o sucesso do uso de mídias sociais para lojas na web não se limita à interação com clientes reais e potenciais. É preciso tornar os perfis sociais em especialistas no segmento em que o seu e-varejo atua. Para isso, trabalhe com conteúdo exclusivo, com dicas, tendências e novidades relacionadas aos seus produtos. Uma dica importante, é o trabalho visual de seus posts. Imagens e vídeos possuem a tendência de serem vistos e compartilhados com maior frequência.

O conteúdo publicado deve ser relevante tanto para a marca quanto para o consumidor. O segredo para vender mais pela internet é cativar o leitor com aspectos ligados à sua realidade. Por isso, é bom fazer pesquisas e saber exatamente com quem você está falando. Para essas pesquisas, busque entender o mercado e o que seu público procura. Utilize ferramentas como o Google Trends para compreender o mercado geral e o Facebook Insights, para saber quais posts tiveram maior interação e qual linha editorial adotar neles.

Vale ressaltar que as redes sociais não fazem milagre. Para isso, dedicação e uma boa estratégia de marketing, onde as redes sociais são peças essenciais, são essenciais para o aumento das vendas e sucesso de sua loja virtual.

* A Webjump é especialista no desenvolvimento de de Loja Virtual e ações para comércio eletrônico

• Leia as principais notícias de tecnologia

• Entrevistas com os principais especialistas do universo de tecnologia

• A opinião de especialistas sobre os assuntos do momento na web

Comente