Retrospectiva

W3C para devs

WebPlatform Docs traz documentação sobre HTML5, CSS, Canvas e muito mais

O W3C, órgão mundial responsável pelos padrões da web, acaba de lançar um portal com documentação, tutoriais e fóruns sobre as principais linguagens, o WebPlatform (www.webplatform.org). A iniciativa foi aprovada por gigantes, como Microsoft, Adobe, Facebook, Google, Mozilla, Nokia, HP e Opera. Desenvolvedores têm acesso à informações sobre HTML5, CSS, Canvas, Media Queries, WebGL, DOM e algumas áreas como animação, vídeos, transformações e áudio.

O site ainda traz um chat on-line onde os membros do portal podem tirar dúvidas e debater ideias, entre outras coisas. De acordo com a organização, o principal objetivo da página é permitir que profissionais da web economizem tempo e recursos, por meio de consultas on-line em um único lugar sobre práticas recomendadas de programação e desenvolvimento.

O serviço ainda foi projetado para funcionar em qualquer browser ou dispositivo.
O website ainda não possui versão em português, mas já é de grande ajuda para desenvolvedores e webdesigners que precisam tirar dúvidas ou aperfeiçoar seus conhecimentos.

Como a página é colaborativa, pode parecer uma verdadeira “Wikipedia” para devs. Mas o envolvimento de profissionais da própria W3C torna o serviço mais confiável.

Notícia publicada na edição 148 da Revista W, em janeiro de 2012. Para ver o que mais rolou nessa edição acesse o nosso site!

(imagem: reprodução) Site organizado pela W3C traz documentação sobre as principais linguagens e técnicas de web design e desenvolvimento

Comente