Blog

Acessos em banda larga chegam a 145,6 milhões no Brasil

web banda

Estudo da Associação Brasileira de Telecomunicações também revelou que nos últimos doze meses 49,2 milhões de novos acessos foram ativados

O Brasil fechou o primeiro trimestre de 2014 com a marca de 145,6 milhões de acessos em banda larga. O número representa um crescimento de 51% em relação ao mesmo período do ano passado. O levantamento é da Telebrasil (Associação Brasileira de Telecomunicações) e também mostrou que nos últimos doze meses, 49,2 milhões de novos acessos foram ativados. O ritmo é de 1,6 nova conexão por segundo.

A banda larga móvel de redes 3G  e 4G liderou a expansão de acessos à web, chegando a 123,1 milhões de conexões em março, com um crescimento de 63% em relação ao mesmo mês de 2013. Neste mesmo segmento, 107,5 milhões foram as conexões de celulares, incluindo smartphones e 15,6 milhões foram terminais de dados, como modens de acesso e chips de conexão M2M (máquina-máquina).

Já na banda larga fixa foram 22,5 milhões de acesso em março. Desse total, 1,6 milhões de conexões foram ativadas nos últimos doze meses mostrando um crescimento 7,4% no período. Com esses resultados sobre a quantidade de acessos através de banda larga, 39% dos domicílios brasileiros urbanos possuem internet de alta velocidade.

A cobertura das redes de banda larga móvel também se ampliou no período. A tecnologia foi ativada em 315 novos municípios. As redes 3G estão presente em 3.648 cidades, onde estão 91% dos brasileiros. De acordo com a Telebrasil, o 4G já tem 2 milhões de acessos e chega a 99 cidades, que concentram 36% da população brasileira, o que supera a meta de cobertura para as 12 cidades-sede da Copa do Mundo.

O aumento também aconteceu na cobertura das redes de banda larga móvel, ativada em 315 novos municípios nos últimos doze meses. No total, as redes de terceira geração estão instaladas em 3.648 municípios, onde moram 91% dos brasileiros. Segundo a Telebrasil, o 4G já conta com 2 milhões de acessos e chega a 99 cidades, que concentram 36% da população brasileira, superando em muito a meta de cobertura das 12 cidades-sede da Copa do Mundo.

Via iMasters com informações Convergências Digital

Leia as notícias do dia em tecnologia

Acompanhe nossos colunistas na seção Opinião 

Oportunidade de emprego para TI, desenvolvimento e marketing digital 

Comente