Blog

Lenovo compra Motorola Mobility do Google

lenovo ft img

Chinesa revelou hoje acordo feito para adquirir a divisão de smartphones da companhia americana por US$ 3 bilhões

A Lenovo anunciou nesta quarta-feira (29), de surpresa, que entrou em um acordo com o Google para compra da Motorola Mobility. O segmento de smartphones da empresa americana foi vendido por aproximadamente US$ 3 bilhões. O objetivo era fortalecer os negócios da chinesa no setor mobile. “Este acordo vai fortalecer significativamente a posição da Lenovo no mercado de smartphones”, afirma comunicado à imprensa. A Motorola Mobility era do Google desde 2012.

A Lenovo está de olhos nos mercados da América do Norte e Latina, assim como a Europa Ocidental, para melhorar sua presença neste mercado. A marca já é tradicional na área de desktops e notebooks no mundo todo. Em 2005 comprou o segmento de PCs da IBM e agora arrebata a Motorola Mobility, incluinco a marca Motorola e todo o seu portfólio de smartphones como o Moto X e Moto G, ambos da série Droid Ultra.

O Google ainda deve manter boa parte das patentes sobre os produtos, inclusive de aplicações. A Lenovo vai apenas receber uma licença sobre essa patentes e propriedade intelectual dos dispositivos do portfólio.

“A aquisição de uma marca tão icônica, de um portfólio tão inovador e de uma equipe global tão talentosa vai fazer da Lenovo um competidor mundial forte em smartphones. Vamos ter imediatamente a oportunidade de nos tornar uma forte player global num espaço mobile de crescimento rápido”, disse Yang Yuanqing, diretor e CEO da Lenovo.

“A Lenovo tem a experiência e o histórico para escalar a Motorola Mobility em um player maior dentro do ecossistema Android. Isso vai permitir ao Google dedicar nossa energia para inovações no ecossistema, para o benefício dos usuários de smartphones de todo lugar”, afirmou Larry Page, CEO do Google.

“Como parte da Lenovo, a Motorola Mobility vai ter um caminho rápido para atingir nosso objetivo de se aproximar das 100 milhões de pessoas com internet móvel. Com os lançamentos recentes do Moto X e Moto G, estamos em um tremendo momento certo agora e a experiência em hardware  e o alcance global da Lenovo vai nos ajudar a acelerar isso”, disse Dennis Woodside, CEO da Motorola Mobility.

 

1 Comentário

Comente