Blog

Mercado de smartphones já cresceu 30% este ano

MOBILE MERC

Pesquisa do IDC mostra que dispositivos móveis tiveram alta entre janeiro e março de 2014

Nada menos de 281,5 milhões de smartphones foram disponibilizados pelas fabricantes entre janeiro e março de 2014. A soma alta faz parte dos números revelados pelo IDC (International Data Corporation) que também indicaram um crescimento de 28,6% nesse mercado em comparação com o mesmo período do ano passado. Os resultados da pesquisa superar as expectativas dos especialistas do instituto.

Em contrapartida, houve uma queda de 2,8% em relação ao que foi registrado no último trimestre de 2013. Esse diminuição é normal, já que a maior parte das fabricantes guarda seus grande lançamentos para o fim do ano, para aproveitar o embalo das compras de Natal. Por isso, os três primeiros meses do ano costumam ser mais lentos na procura por esses aparelhos. Como poucos modelos novos, o interesse geral do público sobre o mercado cai.

Mesmo assim, o crescimento de quase 30% demonstra otimismo nesse segmento em todo o mundo. Analistas do IDC ainda apontaram os mercados emergentes como os principais responsáveis pelos números surpreendentes do mercado mobile. A procura por celulares mais baratos, de baixo e médio custo, está entre os principais fatores, apesar de não representarem grandes lucros para as fabricantes.

A China aparece como destaque nessa área, com quase 40% total dos celulares enviados para lojas em todo o mundo. O lançamento do iPhone também aparece como um fator que movimentou essa indústria, além da maior procura por aparelhos com tecnologia 4G. As previsões do IDC indicam que o total de celulares disponíveis nas lojas ao longo de 2014 ultrapassa 1,2 bilhão.

Se confirmado, esse número representará um aumento de 19,3% em relação a 2013, mas uma diminuição no ritmo de crescimento.

Via Canal Tech 

Leia as notícias de tecnologia do Brasil e do Mundo

Acompanhe a seção Opinião

Inspiração com galerias de sites 

Comente