Blog

Metade dos brasileiros ainda usa celulares comuns

feat phone

Foram registrados 99 milhões de usuários desse tipo de aparelho só em 2013, diz pesquisa

Um estudo da Kantar WorldPanel revelou que o smartphone ainda está bem distante da realidade de muitos brasileiros. Em 2013 foram registrados no País cerca de 99 milhões de celulares comuns, os chamados featurephones. Nos países desenvolvidos, a pesquisa apontou que a falta de necessidade dos recursos e a complexidade da plataforma de um smartphone são as maiores barreiras para a migração.

Já em países com desenvolvimento, como o Brasil, Argentina e México, o principal limitador é o preço, de acordo com 59% dos entrevistados. A instituição também indicou que os modelos mais modernos de smartphones chegam a ser 282% mais caros do que os básicos.

Hábitos

Sobre como os donos de celulares constumam migrar para os aparelhos inteligentes, a análise mostrou que eles se mostram menos dispostos a pagar um valor maior para ter um smartphone. Quem já possui um, por outro lado, é mais propenso a colocar a mão no bolso (50% deles afirmaram que pagariam mais de R$ 600 por um celular novo).

A maior parcela de usuários de dispositivos inteligentes é de adolescentes e jovens adultos, na faixa entre 16 e 34 anos. Nos últimos anos houve uma migração para celulares com tela maior, mesmo os brasileiros não sendo muito fãs de modelos grandes. Em 2012 38% dos consumidores tinha celulares com tela de atpe 2,9 polegadas. Em 203 esse valor caiu para 15%. A faixa de telas entre 4 e 4,4 polegadas subiu de 7%, em 2012, para 19% em 2013.

Via iMasters com informações Olhar Digital

• Leia as principais notícias e tecnologia

• Entrevistas com os principais especialistas do universo de tecnologia

• A opinião de especialistas sobre os assuntos do momento na web

 

*imagem: reprodução/techmoran.com

Comente