Blog

Minimalismo em sites

minimalismo-em-sites

Remover elementos desnecessários e focar na simplicidade. É basicamente isso que o Minimalismo prega. E quem diria que o estilo poderia funcionar tão bem nas telas dos computadores?

Remover elementos desnecessários e focar na simplicidade. É basicamente isso que o Minimalismo prega. O movimento artístico e cultural aparece nas artes visuais, design, música, arquitetura e até literatura. E quem diria que o Minimalismo poderia funcionar tão bem nas telas dos computadores?

Mas…o que é Minimalismo?

A palavra Minimalismo já traz a ideia de “mínimo” e “simples”. Começou com movimentos artísticos, culturais e científicos do século XX que passaram a se preocupar em se expressar com uso de poucos elementos.

O termo pode ser aplicado para artes visuais, design, música, cinema, entre outros. Nas artes visuais, pode-se dizer que muito do Construtivismo e vanguardas russas influenciaram no surgimento do minimalismo. Artistas russo já usavam poucas formas e cores para se expressar. Os americanos Frank Stella e Ad Reinhardt são nomes fortes e famosos quando se trata de Minimalismo na pintura. No design, há Philippe Starck, Shiro Kuramata e John Pawson.

As cores e formas de Frank Stella, um dos nomes do Minimalismo nas artes visuais

 

 

Cadeira minimalista criada pelo designer Shiro Kuramata

 

Nos sites…

Sites minimalista tem um poder interessante: fazer com que o internauta foque mais no conteúdo, que no visual da página. São fáceis de navegar e diretos ao exibir apenas o que é necessário.  Mas, não confunda. Um site limpo não precisa ser sem graça ou pobre visualmente. Neste tipo de webdesign, assim como nas outras manifestações minimalistas, mais é menos.

Podemos citar muitos exemplos de websites cheios de anúncios, ilustrações, banners e outros elementos que podem até enriquecer a experiência de navegação, mas, em contrapartida, o visitante nem sabe para onde olhar primeiro. Já o site minimalista, usa artifícios para destacar elementos, como, por exemplo, usar a cor branca no layout e cores vibrantes para tipografia e ilustrações. Essa técnica é fundamental para fazer com que os elementos da página ganhem destaque individualmente.

Mas o branco não é regra no design minimalista. Existem páginas que usam cores, mas na medida certa. A intenção principal é fazer com que o internauta não esqueça para que visitou o seu site porque se distraiu com cores brilhantes e elementos piscantes na tela.

http://www.thechurchoflondon.com/

 

http://www.lindadong.com/

http://www.quantzphoto.com/#/home

Você pode saber um pouco mais sobre o Minimalismo no webdesign e se inspirar em outros sites, como:

http://www.criatives.com.br/2012/01/40-sites-minimalistas-e-criativos/

http://www.escolasites.com/templates-gratis-4-templates-wordpress-para-sites-minimalistas/

http://www.escolasites.com/10-excelentes-sites-minimalistas/

http://chocoladesign.com/15-sites-com-design-minimalista

http://wcriarte.com.br/blog/2012/01/31-sites-minimalistas-para-voce-se-inspirar/

 

Comente