Opinião

O site ficou pronto, terminei?

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Não, o trabalho só começou. Outros itens também são importantes após o site estar no ar

Por Rodrigo de Oliveira Neves*

A criação de um produto digital envolve várias etapas e detalhes, trabalhados em um processo que pode levar mais de seis meses. Depois da árdua tarefa, o site vai ao ar, ou o aplicativo fica disponível para download, tudo fica lindo em um momento que parece o fim de uma missão, correto? Errado! Inevitavelmente, esse produto necessitará de alguns ajustes, já que o aperfeiçoamento é um processo contínuo.

O tempo de vida de um produto fica mais curto com o grande número de informações em tempo real e o lançamento de novas tecnologias. A desatualização pode demorar um ano ou apenas dois meses, dependendo da complexidade.

Um e-commerce com muitos usuários depende de uma plataforma robusta para comportar a demanda, de forma rápida, evitando que o serviço fique indisponível. O acompanhamento é fundamental para manter o site no ar ou agir para repará-lo, mas também são importantes para identificar quem são os usuários e entender o que fazem no site, quantos compram e quem desiste, e, principalmente, o porquê.

Uma forma eficiente de monitorar performance é com o uso das ferramentas de análise. A ferramenta se torna indispensável para analisar todas as métricas: onde o usuário clicou, de onde veio, qual dispositivo foi utilizado. Ele consegue determinar se está sendo seguido o funil de navegação – carrinho, checkout e conversão, ou em que momento ele abandona sua compra e quais seus prováveis motivos.

Veja três aspectos para orientar a mensuração e análise de desempenho do site, para saber como ele está indo e o que pode ser aprimorado:

O design funciona?
O Teste A/B, é uma das metodologias para analisar e entender como o consumidor acessa o site, o teste consiste em basicamente colocar duas versões do mesmo conteúdo no ar, com algumas alterações estratégicas em cada, e verificar qual traz melhor resultado. Neste exercício, tenta-se mudar as posições dos links, por exemplo, ou o tamanho para chamar atenção, entre outras funcionalidades, e verifica-se se os acessos aumentam, permanecem ou diminuem. Se mesmo com as mudanças de layout a conversão não cresce, é necessário partir para uma investigação mais apurada, fazendo uma pesquisa com o seu usuário.

O público encontra?
Quando trata-se de um novo e-commerce as dicas para monitorar performance devem vir depois da divulgação – o site fresco precisa ser divulgado para ser acessado. As ferramentas mais indicadas são e-mail marketing, links patrocinados, banners online, AdWords e o SEO – Search Engine Optimization, também conhecido como serviço de otimização de busca. É preciso fazer com que o usuário vá ao endereço, por meio de técnicas de compra de espaço ou publicação de conteúdo eficiente e relevante. Em um e-commerce, o produto bem explicado, com fotos em alta resolução e detalhes técnicos ajudam a fomentar o interesse do consumidor.

Entretanto, todos esses recursos também envolvem métricas a serem analisadas periodicamente, seja por mês, semana, dia ou até em tempo real. O e-mail marketing tem taxas de recebimentos, aberturas e cliques, que permitem verificar a performance. Além disso, é importante atualizar o mailing constantemente e segmentar campanhas, a fim de aumentar a conversão.

TV, revista ou internet. Onde divulgar?
Outra dúvida comum de um empresário que detém um site é como fazer a divulgação. Muitos acreditam que colocar um anúncio na TV em horário nobre traz um retorno gigantesco à marca, mas a mensuração dos resultados é muito mais difícil na mídia offline do que pela Internet. O especialista ressalta a importância de um estudo detalhado anterior à escolha, para não perder verba.

Uma veiculação na TV pode ou não atingir o público que deseja, e os resultados podem ser mensurados pela quantidade de acessos por volta daquele horário. Já o retorno no Facebook pode ser muito maior, por período integral, portanto o acompanhamento é fundamental para definir onde empenhar o recurso financeiro.

Não deixar morrer
Reuniões mensais ou trimestrais de acompanhamento entre empresa e agência fazem parte do processo para estudar o que está bom, o que está ruim, criar produtos novos, cases e notícias que ajudam a vender. Acompanhar o trabalho é manter o site vivo e ampliar resultados.

*Rodrigo de Oliveira Neves é CEO da VitaminaWeb, empresa especializada em produção digital

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