Blog

Projeto do Google leva internet a escola brasileira

projeto loon

O Projeto Loon tem a proposta de levar conexão para lugares remotos através de balões, e fez seu primeiro teste com uma escola no Piauí

O Google concluiu na semana passada testes do Projeto Loon feitos aqui no Brasil. A iniciativa da empresa americana utiliza balões para levar internet a áreas remotas e, nesse caso, quem pôde experimentar a tecnologia foi a população de Teresina e Campo Maior, no Piauí.

(imagem: Folha do Sertão)

(imagem: Folha do Sertão)

Com o apoio dos balões, a turma da nona série da escola municipal Linoca Gayoso Castelo Branco, na comunidade de Água Fria, teve sua primeira aula com acesso à internet, enquanto o sinal LTE era transmitido dos balões para uma antena instalada no telhado do prédio. A aula de geografia incluiu ferramentas como Wikipédia e Google Earth.

Foi a primeira vez que o Projeto Loon usou a tecnologia LTE para conectar pessoas à web. Outras empresas que participarem dos testes foram Vivo e Telebras. O ministro das comunicações, Paulo Bernardo, acompanhou o lançamento dos balões e disse que o “governo federal considera prioridade o avanço do uso da Internet em todas as camadas da população e em todas as regiões do Brasil”, reconhecendo a necessidade de disponibilizar fibra óptica, satélites, equipamentos fixos ou móveis.

O projeto foi criado no laboratório Google X, que fica no Vale do Silício (EUA), e usa balões de gás hélio, que são capazes de voar por 100 dias seguidos equipados com antenas Wi-Fi para levar internet até áreas desconectadas. Eles conseguem subir a 20 km de altura, duas vezes mais que aviões. A tecnologia desenvolvida pelo Google conta com a ajuda de um algoritmo que calcula a velocidade do vento para usá-la a favor. Também são capazes de suportar altas pressões, além de serem equipados com paraquedas para ajudar a controlar a altitude do voo.

Segundo o Google, a tecnologia é capaz de oferecer internet a uma área de 40 km de diâmetro. A velocidade de conexão é equivalente a do 3G brasileiro.

Via iMasters com informações Olhar Digital

• Leia as principais notícias e tecnologia

• Entrevistas com os principais especialistas do universo de tecnologia

• A opinião de especialistas sobre os assuntos do momento na web

 

 

Comente