Opinião

Quatro passos até o mobile

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Saiba como colocar a sua empresa em smartphones e tablets para ampliar o seu negócio

*Gustavo Luveira

Sempre ouvimos falar sobre todas as vantagens que a mobilidade proporciona às empresas, mas será que elas pararam para entender quem são as pessoas por trás das pequenas telas? O que buscam esses usuários? De que forma pode-se oferecer o que o cliente busca?A presença nas plataformas móveis exige estratégia aliada à relevância. Confira a seguir algumas ações que podem ser colocadas em prática já.

1. Foque na experiência do usuário móvel

A experiência do usuário com o site mobile impacta diretamente o número de visitantes, que por sua vez, impacta também no ranking do site em mecanismos de busca. Uma boa experiência do usuário pode garantir também a conversão de simples visitantes em clientes.

2. Tenha um site mobile-friendly

Site mobile-friendly, se responsivo ou dedicado, será fundamental para uma estratégia de SEO móvel. Ou seja, invista em um site adaptado para as necessidades do ambiente móvel. Velocidades de carregamento da página podem ter um impacto significativo na experiência do usuário móvel. Com base na pesquisa da Nielsen Norman Group, o Google quer páginas móveis para carregar em um segundo ou menos para entregar uma experiência positiva e manter o usuário envolvido.

3. Simplicidade no design

Assim como em um site voltado para desktops, um site para o mobile também deve observar para questões como formatos, ajustes de tela, cores e usabilidade. É importante fornecer também informações em um padrão intuitivo e de fácil assimilação.

4. Entenda a intenção do usuário.

Uma estratégia SEO sempre deve ser orientada pelas necessidades de seu público-alvo. No caso dos usuários de dispositivos móveis, há uma grande diferença em relação  aos que buscam informações no desktop. Os usuários do smartphone, por exemplo, são mais propensos a buscarem por produtos e serviços mais próximos do local onde estejam. Segundo o Google, 69% dos usuários esperam encontrar negócios em um raio de 5 km de sua localização, enquanto 55% deles esperam para a compra dentro de uma hora.

*Gustavo Luveira – COO da Kanamobi (www.kanamobi.com.br), é publicitário de formação e empreendedor nato. Foi responsável pela área de Novos Negócios da Red Cube e fundou a Brands Lounge Brasil. Hoje, além do cargo que ocupa na Kanamobi é professor da São Paulo Digital School.

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