Blog

Ubuntu ganha versão móvel para smartphones

ubuntu mobile ft img

Novo sistema operacional mobile deve ser lançado em 2014 e traz algumas inovações para competir com iOS. Android e Windows Phone

A produtora do sistema operacional Ubuntu, a Canonical, lançará uma versão mobile para smartphones em 2014. A empresa ainda não revelou maiores dados sobre operadoras e fabricantes que irão oferecer o sistema. A Canonical apenas disse que uma grande empresa que fabrica Androids está cotada para a missão de levar o Ubuntu para as telinhas.

A plataforma está em fase final de desenvolvimento e pode ser testado, por enquanto, apenas em aparelhos Galaxy Nexus. O Ubuntu mobile deve ser apresentado com detalhes na próxima semana, durante o CES 2013 (Consumer Eletronic Show).

Uma das novidades do sistema móvel é a interface. Algumas facilidades trazem a possibilidade de alternar apps ou fazer pesquisas com movimentos simples de dedo. O Ubuntu terá um menu mais dinâmico do que o dos concorrentes iOS, Android e Windows Phone. O usuário poderá ter acesso direto aos aplicativos mais utilizados logo na tela inicial.

Comandos de voz e texto também poderão ser usados em apps, e o smartphone trará a funcionalidade de poder se transformar em um monitor, teclado ou mouse. Mágica? Não tecnologia.

Veja mais detalhes sobre o sistema no vídeo:

 

Comente