Blog

Um em cada três brasileiros não comprar pela web por medo de fraude

fraude compra

Pesquisa revelou que muitos consumidores ainda tem receito de sites falsos e uso indevido de cartão de crédito

Fraudes na internet ainda são um dos principais receios do internauta brasileiro, segundo uma pesquisa da Mintel. Os dados mostram que 30% dos entrevistados afirmaram ter medo de possíveis farsas através de sites falsos e uso indevido de cartão de crédito. Outra preocupação revelada pelo estudo é o fornecimento do número de cadastro para pessoa física, o CPF. Um em cada quatro consumidores prefere comprar em lojas físicas em vez de digitar o documento em uma página da internet.

Para Omar Jarouche, coordenador de inteligência estatística da ClearSale, mesmo que a fraude ainda seja um risco do ambiente online, já é algo controlado através de tecnologias avançadas e análises muito precisas. Empresas especializadas em detecção e prevenção de atividade suspeita ou compras ilegais já conseguem impedir essas ações, garantindo a proteção do comprador e do lojista. O executivo também explica a questão do CPF: “o uso do documento é fundamental para comprovação de que você é você, e sozinho é pouco útil para os fraudadores”.

Uma preocupação maior, na opinião de Jarouche, deve ser com alguns cuidados na hora da compra, como a aceitação de cartões de crédito como meio de pagamento na loja. “Se o estabelecimento não aceitar a modalidade como pagamento, desconfie da procedência dela. São quase nulos os vendedores que se restringem em apenas boletos bancários ou transferências eletrônicas. Nesse caso, o risco fica com o comprador”, ressalta.

Outro ponto de atenção é analisar bem o tamanho do desconto oferecido por uma loja. Preços muito mais baixos do que os praticados no mercado devem ser motivo de desconfiança. Ficar atento às informações sobre a loja virtual e contato com o cliente, como CNPJ, razão social, endereço e telefone também são essenciais e um sinal de credibilidade para o lojista.

• Leia as principais notícias de tecnologia

• Entrevistas com os principais especialistas da web

• A opinião sobre os assuntos do momento na internet

Comente